Alunos de Linha Travessa participam de caminhada turística em Venâncio Aires

ATIVIDADE EXTERNA

Alunos de Linha Travessa participam de caminhada turística em Venâncio Aires

Programação marca a primeira edição do projeto “Caminhos Serras e Vales”, no município

Por

Alunos de Linha Travessa participam de caminhada turística em Venâncio Aires
A coordenadora do CAT, Silvane Frantz destaca que objeto do projeto é desenvolver o turismo rural (Foto: Divulgação).
Venâncio Aires

Cerca de 40 alunos da escola estadual Perpétuo Socorro, de Linha Travessa participam na manhã da próxima segunda-feira, 18, de uma caminhada turística pelo interior de Venâncio Aires. A programação vai marcar a primeira edição do projeto “Caminhos Serras e Vales”, no município.

De acordo com a coordenadora do Centro de Atendimento ao Turista, da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Silvane Frantz, a atividade tem início às 7h30min, com saída da escola, passando por pontos turísticos do interior como o Refúgio Hafah, em Linha 17 de Junho e a Casa Paulina, em Linha Olavo Bilac. Já no final da tarde, a partir das 18h30, acontece o seminário de turismo rural que também integra o projeto. A atividade é gratuita e voltada a produtores rurais e empreendedores do município. A programação acontece no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

A programação na escola vai envolver nesta primeira edição, estudantes do 5º ao 9º anos. Conforme Silvane, além de um percurso de cerca de três quilômetros de caminhada, o grupo será levado por ônibus durante o deslocamento. O Consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí (CI/Jacuí) é a entidade executora do projeto que teve investimentos de R$ 229.448,00. E a empresa responsável é a Amplar – Gestão Sustentável, de Minas Gerais. Assim como outros 11 municípios da região, a Capital do Chimarrão recebe o projeto desenvolvido a partir de recursos oriundos da Consulta Popular 2019/2020, implementados em maio do ano passado.

Também desenvolvem as ações as cidades de Arroio do Tigre, Encruzilhada do Sul, Estrela Velha, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Passa Sete, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Tunas e Vale Verde. A intenção é desenvolver o turismo rural na região do Vale do Rio Pardo, contemplando atividades como: caminhadas na natureza, junto à turma de alunos das escolas municipais, com o intuito de socializar os conceitos de turismo rural e educação ambiental; aquisição de estruturas móveis; produção de material de divulgação e informativo; conscientização de preservação do meio ambiente; seminário com os agricultores e empreendedores dos municípios para contextualização do projeto.

Cada município contemplado pelo projeto irá receber também 10 placas de sinalização, quatro mesas, dois gazebos, 50 camisetas, 50 garrafas e 500 folderes, inicialmente sob termo de cessão de uso, após doação.

Acompanhe
nossas
redes sociais