Feira agroecológica do bairro Americano mudará de local

falta de estrutura

Feira agroecológica do bairro Americano mudará de local

Praça do Papai Noel passa por reformas. Produtores reclamam da falta de espaço no local por conta das obras. Governo municipal projeta construção de um novo espaço em outra área do bairro

Por

Atualizado segunda-feira,
18 de Março de 2024 às 18:53

Feira agroecológica do bairro Americano mudará de local
Feira no bairro Americano ocorre nas segundas-feiras à tarde, das 15h às 18h30min. (Foto: Bianca Mallmann)
Lajeado

Os produtores que participam da feira agroecológica no bairro Americano, em Lajeado, estão insatisfeitos devido à falta de estrutura na Praça João Zart Sobrinho, local onde ocorre a comercialização dos produtos. Popularmente conhecida como Praça do Papai Noel, o local passa por reformas. E desde que as obras começaram, no fim de janeiro, os produtores perderam seu espaço.

“Ninguém veio falar com a gente, nós estamos com estrutura zero. Iniciaram a revitalização da praça e nos deixaram sem informações. Poderiam ter nos avisado, ou preparado um outro local pra gente trabalhar enquanto isso. Mas nada foi feito. Parece que querem dar um jeito de tirar a gente daqui”, diz Elson Allgayer, produtor de Santa Clara do Sul que participa da feira agroecológica do bairro Americano.

A feira ocorre nas segundas-feiras à tarde, das 15h às 18h30min. Nas últimas semanas, os produtores montaram uma estrutura improvisada no meio da rua, sendo necessário bloquear o trânsito de veículos em uma das quadras laterais da praça. O Departamento de Serviços Urbanos da prefeitura de Lajeado informa que na próxima semana as obras na praça devem estar mais avançadas, a ponto de permitir que os feirantes ocupem novamente a calçada e área interna da praça.

“Para a próxima semana, quando os feirantes precisarem do espaço para expor seus produtos, vai estar liberado e disponível para eles”, afirma Cassiano Jung, Coordenador do Departamento de Serviços Urbanos. Além disso, o prazo para execução da obra na praça era de 60 dias a partir da data de início. “Está dentro do prazo e a empresa pretende concluir ainda neste mês de março”, complementa Jung.

A equipe da Emater informou que teve conhecimento da situação dos feirantes na semana passada. Diante disto, foi marcada uma reunião com a participação de representantes da prefeitura e feirantes, para que os produtores possam expor a situação atual da feira em função da reforma da praça e para que seja definida uma solução para o problema. A reunião está marcada para a próxima segunda-feira, 18.

Local divide opiniões

Na comunidade, a opinião sobre o local mais adequado para a realização da feira divide opiniões. Alguns moradores consideram um diferencial ter a venda de produtos orgânicos na praça, considerando a circulação de pessoas pela área. Enquanto isso, outros moradores comentam que a feira causa alguns incômodos no deslocamento de carros e pedestres quando uma das vias laterais da praça precisa ser bloqueada.

Novo local

O governo municipal projeta um novo espaço para os feirantes. O projeto está em fase de licenciamento ambiental. Depois de aprovado, será encaminhado para elaboração e início do processo licitatório para execução da obra.

A proposta é construir uma estrutura semelhante às existentes no bairro São Cristóvão e no Centro, onde também existem feiras de produtos orgânicos. O local destinado fica na Rua Rui Barbosa, via lateral que dá acesso ao Parque do Engenho, no outro lado da rua onde funcionava a AES Sul.

Acompanhe
nossas
redes sociais