Após adequações, Executivo projeta duplicar posto de saúde

BAIRRO OLARIAS

Após adequações, Executivo projeta duplicar posto de saúde

Unidade tem média de 9 mil atendimentos por mês e cobre cinco bairros de Lajeado. Usuários consideram espaço atual insuficiente para dar conta da demanda. Município quer implementar novo conceito de acolhimento aos pacientes

Por

Após adequações, Executivo projeta duplicar posto de saúde
Crédito: Mateus Souza
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Referência para cinco bairros da cidade, o posto de saúde do bairro Olarias está em vias de ser duplicado. As movimentações do governo municipal para aumentar a capacidade de atendimento já iniciaram. A ideia é que esta unidade, bem como outras em processo de ampliação ou construção, se adotem o conceito de “clínicas”.

Situado entre as ruas Cristiano Schneider e Cruzeiro do Sul, próximo a uma das áreas mais movimentadas do Olarias, o posto hoje tem uma das maiores estruturas físicas entre todas as unidades da cidade. Também tem uma expressiva média de atendimentos por mês. No entanto, o imóvel se tornou pequeno para a demanda crescente.

Recentemente, a unidade passou por uma reformulação nos espaços. A sala de espera e os consultórios foram ampliados. Está prevista, para os próximos meses, a pintura de toda a unidade. Já a duplicação ainda está num “estágio bem inicial” de projeto, conforme a Secretaria Municipal de Saúde.

A ideia é que seja construído um novo prédio para possibilitar o aumento da capacidade de atendimento. No momento, está em fase de projeto arquitetônico.


Acolhimento

Segundo o secretário de Saúde de Lajeado, Cláudio Klein, o Executivo busca implementar um conceito diferenciado de atendimento nas unidades da cidade, cada vez mais humanizado e fazer com que o paciente se sinta confortável e bem acolhido.

“O posto de saúde tem que ser acolhedor. Dou o exemplo da pessoa que vai dar uma conferida no cartão de vacinas. E o atendente, além de acolher, dizer que vai enviar uma mensagem de controle para ela. É assim que deve ser feito”, pontuou, em entrevista à Rádio A Hora.

Outro ponto mencionado é de seguir a proposta do Ministério de Saúde, em qualificar as estruturas. “Vai de acordo com a nossa necessidade de crescimento, de tornar nossos postos em um ambiente tipo clínica. A nova unidade do São Cristóvão eu espero que contemple essa percepção. E a ideia é transferir para os demais e servir de referência às novas construções”.

Melhorias necessárias

Morador do bairro Planalto, David José da Silva frequenta a unidade do Olarias com frequência. A esposa precisa pegar, mensalmente, um medicamento. Para ele, o atendimento por parte dos servidores é positivo, mas há diversos aspectos em que é necessário uma qualificação, sobretudo da estrutura.

“É muito acúmulo de pessoas. O espaço é muito pequeno, precisaria ser bem maior para dar conta da demanda de atendimentos. Infelizmente, as coisas nunca são resolvidas para logo. Esse é um problema que temos aqui”, cita.

A necessidade de melhorias no posto de saúde já havia ficado em evidência durante o debate do projeto “Lajeado – Um novo olhar sobre os Bairros (mais na página 3), sobretudo pelo fato de atender a população de localidades vizinhas.

Mudança na entrada

As melhorias executadas recentemente no posto modificaram o acesso ao imóvel. A entrada principal passou a ser feita pela rua Cruzeiro do Sul, onde fica o novo espaço de recepção e sala de espera.

Além da reformulação da recepção, foram feitos três consultórios, sendo dois para acolhimento e triagem e um de procedimentos. Pacientes que se encaminharem à unidade para retirada de medicações prescritas continuam usando a entrada antiga, na Cristiano Schneider, para agilizar os atendimentos.

INFORMAÇÕES SOBRE A UNIDADE

– Tamanho da estrutura: 387,02 metros quadrados
– Quantidade de servidores: 27
– Atendimentos diários
(média): cerca de 9 mil
por mês (em 2023)
– Especialidades existentes: pediatria e geriatria
– Quantidade de médicos: 3

Acompanhe
nossas
redes sociais