Univates abre semestre com cerca de sete mil alunos

EDUCAÇÃO

Univates abre semestre com cerca de sete mil alunos

Número engloba graduação, técnicos e especializações como mestrado e doutorado

Por

Univates abre semestre com cerca de sete mil alunos
Cyrne atua na Univates há 27 anos (Foto: Henrique Pedersini)
Vale do Taquari

Com a maior parte das atividades retomadas nesta semana, a Universidade do Vale do Taquari (Univates) recebe aproximadamente sete mil estudantes neste primeiro semestre de 2024. O número foi repassado pelo pró-reitor de pesquisa e pós-graduação Carlos Cyrne, em entrevista ao Conexão Regional da Rádio A Hora.

O número compreende os cursos de graduação (bacharelado e licenciatura), técnicos e programas de pós-graduação (mestrado e doutorado). Em relação ao semestre anterior, o saldo é de 400 novas matrículas na graduação. “Temos boas perspectivas na questão macroeconômica, de um acesso maior para os jovens ao ensino superior”, resume.

Cyrne analisa que em 27 anos o ensino superior passou por diversas mutações e a Univates acompanhou estas trajetórias. Segundo ele, os primeiros movimentos há 27 anos com cerca de mil alunos até uma demanda que chegou a 10 mil estudantes. “Esta preocupação em desenvolver a região faz parte do contexto da Univates e o bom momento do Vale e suas empresas tem muito a ver com este contexto”, salienta.

Alunos de outros estados
O pró-reitor revela que os cursos de pós-graduação fazem com que a universidade receba público de 20 estados brasileiros, inclusive do norte e nordeste. A exceção fica para o eixo Rio-São Paulo, que é atendido por instituições locais. “Hoje uma das melhores propagandas são ex-alunos que levam as nossas referências, mas no passado fizemos um forte trabalho longe do Vale”, explica. Da região, são mais de 90 municípios que são atendidos diariamente em todas as modalidades de ensino superior.

Assista a entrevista na íntegra:

Acompanhe
nossas
redes sociais