“Em Canela 71% do PIB provém do turismo”, diz secretário municipal

ENTREVISTA – CONEXÃO REGIONAL

“Em Canela 71% do PIB provém do turismo”, diz secretário municipal

Entrevistado no programa Conexão Regional, Gilmar Ferreira está no comando da pasta há um ano e acumula mais de 25 anos de experiência no ramo de hotelaria

Por

Atualizado quarta-feira,
28 de Fevereiro de 2024 às 20:33

“Em Canela 71% do PIB provém do turismo”, diz secretário municipal
Foto (PMC/Divulgação)
Vale do Taquari

Responsável pela gestão do turismo na esfera pública em Canela, o secretário municipal da pasta, Gilmar Ferreira, afirmou que o Vale do Taquari precisa seguir com a expansão de empreendimentos e profissionalização do turismo para ampliar o número de visitantes e, por consequência, a economia local.

Em entrevista ao Conexão Regional da Rádio A Hora, o secretário reiterou que apesar da consolidação da Serra em receber públicos de todas as partes do mundo, as dificuldades são muito parecidas com as de regiões que ainda se estruturam, caso do Vale. “A mão-de-obra é o grande problema em todos os lugares. Cabe aos gestores do turismo desenvolver qualificações e as pessoas entenderem que há boas possibilidades e características próprias, como o trabalho aos sábados, domingos e necessidade de conhecimentos específicos”, estabelece.

Sobre a repercussão de pontos como o Cristo Protetor, Boulevard Encantado e outros no Vale, o secretário avalia que a região não representa concorrência, mas a sim a possibilidade de um mapa mais amplo para quem visita o interior do Rio Grande do Sul.

O governo municipal destinou para este ano um orçamento na casa dos R$ 25 milhões para manutenção de contratos e desenvolvimento de atividades para fomentar o turismo, que é a principal fonte de renda. “Em Canela, 71% do PIB provém do turismo. São estabelecimentos em áreas de lazer, parques, gastronomia, hotelaria e muitos outros. Com o reconhecimento que a cidade alcançou junto com Gramado, empresários de todos os locais querem investir aqui”, explica.

Crescimento em opções de hotéis e pousadas

Com aproximadamente 25 anos de experiência no ramo de hospedagens, Ferreira considera o ano de 2024 fundamental no crescimento do setor, com a instalação de redes internacionais de hotéis, Canela saltará de 5,6 mil para oito mil opções em hotéis ou pousadas. “Se juntarmos com Gramado que acumula 22 mil unidades, temos 30 mil leitos”, complementa.

Assista a entrevista na íntegra:

Acompanhe
nossas
redes sociais