“A agricultura é uma fábrica de alimentos que gera riqueza”, diz vereador

ENCANTADO

“A agricultura é uma fábrica de alimentos que gera riqueza”, diz vereador

Projeto Jovem Empreendedor Rural, apresentado pelo parlamentar durante sessão na câmara, aguarda votação. Programa visa aumentar o número de jovens nas propriedades

Por

“A agricultura é uma fábrica de alimentos que gera riqueza”, diz vereador
Vereador do PP, Diego Pretto (Foto: Diogo Fedrizzi).
Encantado

O projeto Jovem Empreendedor Rural tem servido de inspiração para municípios como Estrela e Encantado. O programa visa aumentar o grupo de jovens dentro do meio rural e foi apresentado pelo vereador do PP, Diego Pretto, durante sessão na câmara de Encantado.

Segundo o parlamentar, a agricultura é um negócio. “Uma fábrica de alimentos que gera riqueza. Você planta uma semente de milho e colhe várias espigas.”

O projeto foi apresentado. Porém, ainda não voltado pelos colegas, conforme Pretto, é uma “imitação” do município de Estrela. “Não precisamos inventar a roda, apenas copiar bons exemplos.”

A lei de incentivo deve proporcionar mais qualidade de vida para as pessoas que vivem em comunidades rurais. “É geração de emprego e renda de qualidade. É uma estrutura regional que precisa se manter em função das necessidades da população. Em especial, às novas oportunidades para tantas famílias.”

Pretto reforça que o projeto funcionaria da seguinte maneira: “Com a metade do recurso que a gente recebe, do retorno do ICMS, pagaria os juros do proprietário que contratou o empréstimo para construir seu chiqueiro, aviário, estábulo do leite. Seria um estímulo para que os jovens permanecessem nas propriedades, no meio rural.”

Além disso, o parlamentar descreve que o jovem busca oportunidades e, muitas vezes, elas estão na própria propriedade, mas não são vistas. “A ideia é fazer com que o jovem entenda que isso é um negócio para ele. Uma grande oportunidade de crescimento. Precisamos estar do lado do jovem e valorizá-lo, pois, ele é o futuro do negócio. O retorno maior é da agricultura”.

Outro assunto citado pelo parlamentar durante entrevista no programa Frente e Verso desta segunda-feira, 26, é sobre as enchentes. “É preciso ter ações mais certeiras para que enchentes sejam prevenidas. Assim, tenhamos menos prejuízos.”

Acompanhe a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais