“A família é essencial na recuperação”

PACTO LAJEADO PELA PAZ

“A família é essencial na recuperação”

Para aproximar a comunidade dos programas de recuperação do uso de álcool e drogas, grupos de Lajeado organizaram evento que reuniu depoimentos de ex-usuários

Por

“A família é essencial na recuperação”
Integrantes dos grupos Sobriedade e Vôo Livre compartilham experiências no Labilá. (Foto: Bibiana Faleiro)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Por meio de histórias de superação, o Dia Nacional de Combate ao Uso de Álcool e Drogas foi celebrado em Lajeado. Em evento no Labilá, na noite de terça-feira, 22, pessoas em recuperação compartilharam experiências e formas com que lidam com a doença todos os dias. O encontro teve apoio do Pacto Lajeado pela Paz.

A iniciativa foi dos grupos Sobriedade de Alcoólicos Anônimos e Voo Livre de Narcóticos Anônimos. O momento ainda contou com fala do consultor em dependência química, Eduardo Kaufmann, para divulgar a Associação Nacional de Promoção à Saúde Mental (Anasam).

Integrante do Grupo Sobriedade, Jairo Fabiano Cardoso, o Stampinha, também compartilhou sua história. Em recuperação há dois anos, ele conta sobre a passagem por clínicas de reabilitação, em Lajeado, e pela dedicação ao grupo como forma de se manter saudável.

“Nosso objetivo é mostrar para a população que é possível parar de usar álcool e outras drogas, perder o desejo de usar e encontrar uma nova maneira de viver”. Para ele, o papel da família no processo de recuperação é essencial. “A gente convive com as famílias e, durante o uso de álcool, a gente deixa as famílias também doentes. É dentro de casa que temos que combater o uso”.

Stampinha alerta sobre contato com o álcool que é, hoje, facilitado, e já começa na juventude. Além disso, cita a importância dos grupos de ajuda. “Mesmo parando de beber ou usar drogas, os problemas continuam iguais, e o acompanhamento em reuniões, nesses grupos, fortalece a recuperação e faz com que a gente volte a ter uma vida normal e uma qualidade de vida melhor”.

Assista AQUI o depoimento de Jairo Fabiano Cardoso

Nova sede

Hoje, por meio da Associação Nacional de Promoção à Saúde Mental (Anasam), tanto o Grupo Sobriedade quanto o Voo Livre levam à Câmara de Vereadores a proposta de fazerem do Posto de Saúde do bairro Universitário uma sede própria para grupos de apoio.

As reuniões já ocorrem na estrutura do prédio, até então sem uso, com autorização do poder público. A ideia é que o lugar sirva de referência para pessoas em recuperação do uso de álcool e drogas. Além de reativar uma entidade para dar apoio também às famílias.

Presidente da Anasam, Eduardo Kaufmann conta que a associação foi criada em 2019, com o objetivo de fazer uma série de atividades ou parcerias na área da saúde mental. Em 2020, a pandemia trancou o projeto, que volta a ser ativado com esse nova iniciativa no bairro Universitário.

Se aprovada pela Câmara de Vereadores, a nova sede poderá passar por reformas e adequações para receber o público.

Acompanhe
nossas
redes sociais