Santa Clara do Sul promove evento regional de turismo

Business Network for Agents Travel

Santa Clara do Sul promove evento regional de turismo

Objetivo é fortalecer network entre agências de viagens e roteiros turísticos

Por

Atualizado quinta-feira,
22 de Fevereiro de 2024 às 18:55

Santa Clara do Sul promove evento regional de turismo
Foto: Bianca Mallmann

Com foco no setor turístico, ocorreu nesta quinta-feira, 22, um evento com o objetivo de construir rede de contatos e conectar poder público, empreendimentos, agências e guias turísticos. O “Business Network For Agents Travel” ocorreu no Parque de Eventos Broenstrup, em Santa Clara do Sul. O encontro contou com a participação de profissionais e entusiastas do setor turístico dos Vales do Taquari e Rio Pardo.

Organizador do evento e responsável por desenvolver projetos voltados ao turismo em Santa Clara, Luis Librelotto, destaca que a programação foi pensada para atingir todos os agentes envolvidos no setor.

“Ao fazer turismo, nós precisamos pensar primeiro em quem já está aqui e depois pensar em quem está chegando. Se quem está aqui estiver bem, vai receber bem o próximo. Se você não cuida de quem está, quem vem de fora não vai ser bem recebido. O melhor vendedor de uma cidade é o seu munícipe”, diz Librelotto.

Ele também destaca a necessidade da busca por novidades. “Quem diz que o turismo está pronto, vai ficar no passado. Turismo é evolução e o bem-estar das pessoas. Temos que sempre buscar mais”, complementa.

Palestras

Foram quatro palestras ao longo do dia. A proposta era conectar pessoas e promover a troca de ideias e informações para o desenvolvimento do turismo regional. A primeira atividade foi direcionada aos secretários municipais de Turismo, com o tema “como o setor público pode alavancar o turismo na sua cidade”.

Em seguida, foi a vez do prefeito Paulo Kohlrausch apresentar os potencias turísticos de Santa Clara do Sul com palestra voltada aos agentes de viagens, empreendimentos turísticos e secretários municipais com o tema sobre “como construir um Network entre Agências de Viagens e Roteiros Turísticos”.

O Sebrae conduziu uma palestra intitulada “como fluir no turismo para ser reconhecido no trade” e, para finalizar, a última atividade do evento foi um painel da Amturvales. O case da Cascata Perau do Facão foi apresentado para os participantes.

O evento também contou com a participação dos empreendimentos turísticos de Santa Clara do Sul, enriquecendo ainda mais a experiência dos participantes. Aproveite a oportunidade de fazer parte desse encontro enriquecedor e contribuir para o desenvolvimento do turismo regional.

Mais de nove mil turistas

Em 2023 Santa Clara do Sul recebeu 9,2 mil turistas. O número é três vezes maior do que no ano anterior, já que em 2022 foram cerca de 2,8 mil pessoas visitando o município.

A estimativa de receita gerada para os estabelecimentos do setor turístico durante o ano de 2023 foi de R$ 736,5 mil, com um gasto médio por turista de R$ 80. O mês de dezembro foi quando o município recebeu mais visitantes, com 1,8 mil pessoas. Logo na sequência se destacam os meses de novembro com 1,1 mil turistas e maio com 968.

“Percebemos um grande potencial turístico em Santa Clara. Mas não queremos ficar isolados. Hoje recebemos 9,7 mil turistas por ano, mas queremos chegar em 20 mil. Hoje trazemos o turista para um dia. Mas o Vale tem potencial para um roteiro de uma semana”, diz Librelotto.

Finalista de prêmio nacional

Santa Clara do Sul está entre os três municípios finalistas em prêmio do Sebrae na área do turismo. O projeto está em análise em Brasília. A divulgação do resultado será em abril.

“Tomara que a gente saia vencedor nessa etapa e que Santa Clara seja reconhecida no Brasil todo como revelação pública de turismo”, projeta Librelotto

de Santa Clara do Sul.

Acompanhe
nossas
redes sociais