Alckmin – de novo – no Vale?

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Alckmin – de novo – no Vale?

Por

Vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB) poderá voltar ao Estado nos próximos dias. A informação é do prefeito de Encantado, Jonas Calvi (PSDB), durante entrevista ao programa Frente e Verso. De acordo com o gestor, que esteve em Brasília no início do mês, uma pré-agenda está em construção para trazer uma nova comitiva federal ao Vale no fim de fevereiro. Na pauta da possível visita, a assinatura de ordem de início para construção das aguardadas casas populares para as pessoas atingidas pelas enchentes de 2023. Secretário de Comunicação Institucional da Secom, Maneco Hassen (PT) não confirmou a vinda do ex-tucano à região. Mas também não rechaçou.

Calvi convida Sander

Vice-prefeito eleito em 2020, Jonas Calvi (PSDB) foi alçado a prefeito após a morte de Adroaldo Conzatti. Agora ele tem o desafio de buscar o próprio vice para concorrer à reeleição em outubro. E são várias as opções avaliadas pelo diretório tucano em Encantado. Calvi já convidou o vereador Sander Bertozzi (PP) para fazer dobradinha na majoritária. Mas, para tal, o parlamentar teria que deixar o PP. Paralelo a isso o chefe do Executivo encantadense também avalia uma chapa 100% tucana. Neste cenário, o vereador Joel Bottoni e o empresário Rogério Conzatti – filho do saudoso Adroaldo e presidente municipal do PSDB – estão muito bem cotados.

Cidadão Lajeadense

A câmara de vereadores de Lajeado vai analisar um projeto de lei que homenageia o promotor Sérgio Diefenbach com o título de Cidadão Lajeadense. Natural de Jaguari, o agente do Ministério Público (MP) é Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com Pós-graduado em Direito da Criança e do Adolescente pela Fundação Escola Superior do Ministério Público, e também é Pós-graduado em Psicologia Positiva pela PUC/RS. Ele começou a carreira em dezembro de 1991, aos 22 anos, sendo o mais novo Promotor de Justiça da história do MP gaúcho. Diefenbach atua há 17 anos e, neste período, ganhou destaque ainda mais relevante com os serviços prestados junto ao Fórum de Enfrentamento à Drogadição e ao Pacto Lajeado pela Paz. Há dois anos ele assumiu, também, a Promotoria Regional Ambiental da Bacia dos Rios Taquari- Antas.

Souza e a pitaya

Prefeito do simpático município de Sério, Moisés de Freitas (MDB) trava uma batalha externa – e interna – para criar uma identidade à cidade. E a pitaya é a principal aposta do gestor público. A exótica fruta será o tema de mais uma feira agendada para ocorrer entre os dias 7 e 10 de março próximos, e o chefe do Executivo não mede esforços para transformar o evento em uma referência estadual. Não por menos, Freitas foi até o Palácio Piratini, em Porto Alegre, para convidar pessoalmente o vice-governador Gabriel Souza (MDB). E a perspectiva de recebê-lo é boa. Afinal, Souza participou da abertura da Santa Flor, em Santa Clara do Sul.

PT se reúne em Arroio do Meio

Na noite de quarta-feira, a Coordenação Regional do Partido dos Trabalhadores se reuniu na Casa Cultural da Forqueta, Arroio do Meio. Além da presença de Frei Sergio e do deputado federal Elvino Bohn Gass, que reforçaram a importância dos correligionários e diretórios projetarem candidaturas na majoritária e aos parlamentos. O encontro reuniu líderes e representantes da sigla em diversas cidades do Vale do Taquaric com destaque para os pré-candidatos a prefeito de Lajeado, Sérgio Kniphoff; de Encantado, Luciano Moresco; de Tabaí, Anderson Vargas; e de Teutônia, Carlos Renato Dreyer. E também chamou a atenção o comparecimento do Secretário de Administração de Arroio do Meio, Áurio Scherer, e também do chefe da Defesa Civil de Encantado, Roberto Pretto.

Combate à dengue

Vereadora de Lajeado, Ana da Apama (MDB) protocolou um projeto que, se aprovado, autoriza a entrada de agentes de combate às endemias em imóveis fechados ou abandonados, públicos ou privados, “quando verificada situação de iminente perigo à saúde pública pela presença do mosquito transmissor dos vírus causadores da Dengue e da febre Chikungunya e do vírus Zika”. A mesma medida foi aplicada por meio de decreto em 2023. Mas tal decreto já perdeu a validade.

TIRO CURTO

  • Na câmara de Lajeado, o PP indicou o vereador Mozart Lopes para exercer a função de “Líder de Governo” nas sessões legislativas de 2024. Mas ele pode deixar a função em abril, com o possível retorno do titular da cadeira, Fabiano Bergmann (PP), atual Secretário de Obras.
  • Já o PSDB de Lajeado indica a vereadora Paula Thomas, ex-presidente da casa legislativa, como a líder de bancada do partido em 2024. Uma decisão um tanto óbvia, já que o outro representante tucano, o vereador Márcio Dal Cin, está muito próximo de fechar com o MDB.
  • Ao registrar, nesta quarta-feira, 18.375 CPF’s com algum restritivo junto ao SCPC, o que equivale a 28,9% dos cadastros ativos, a inadimplência no comércio de Lajeado alcançou a maior marca da série histórica de cinco anos. Um dado preocupante.
  • Em tempo. E como vai a proposta de construção de um novo hospital em Roca Sales, “sugerida” pela Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, logo após a trágica enchente de 2023?
  • Ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, Lairton Hauschild se recupera bem do infarto sofrido em janeiro. Ele chegou a ficar sete dias na UTI.

Acompanhe
nossas
redes sociais