Boulevard Encantado terá área de floresta com túnel, riacho e deck

TURISMO

Boulevard Encantado terá área de floresta com túnel, riacho e deck

Área de Preservação Permanente que fica anexa ao complexo pretende promover experiência imersiva no bioma da região

Por

Atualizado terça-feira,
13 de Fevereiro de 2024 às 16:04

Boulevard Encantado terá área de floresta com túnel, riacho e deck
Foto: divulgação
Encantado

Entre as experiências que serão proporcionadas pelo Boulevard Encantado está a possibilidade de vivenciar a natureza por meio de diferentes espaços e atividades. Com a divulgação das primeiras imagens do projeto da Área de Preservação Permanente (APP) anexa ao complexo, é possível visualizar a existência de uma “floresta encantada” que promete ser destaque no portfólio.

Para acessar a área, um túnel subterrâneo de 20 metros foi construído sob a estrada que liga ao Complexo, que por sua vez compartilhará acesso com o Hotel Laghetto. Além de ser relevante por sua preservação e biodiversidade, retratando aspectos da fauna e flora da região, a área também é importante por ser testemunha da história da evolução de Encantado. Na metade do século passado, o espaço abrigou parte da estrutura de uma hidrelétrica situada na Lagoa da Garibaldi – localizada há poucos metros – que gerava energia para abastecer a cidade em pleno desenvolvimento.

Foto: divulgação

A APP contará com pelo menos 6 pontos de contemplação, onde decks e assentos permitirão vivenciar experiências de relaxamento e descanso, garantindo um melhor aproveitamento da área. Uma trilha de 600 metros pela mata nativa interliga cada um dos pontos. Nela também será possível acompanhar o curso do riacho que se forma na região e que corta o percurso em diversos momentos.

Entre as peculiaridades do local está a presença de espécies já consideradas em extinção, como é o caso do Xaxim, que desde 1990 integra a lista oficial das espécies brasileiras ameaçadas, e que na APP existe em grande quantidade dividindo espaço com dezenas de araucárias que testemunham o passar das décadas. Animais como o Tucano-de-bico-verde (Ramphastos Dicolorus), a Saí-andorinha (Tersina Viridis), o Veado-mateiro (Mazamasp.) e o Quati-de-cauda-anelada (Nasua nasua) também podem ser facilmente avistados no local.

Foto: divulgação

Um estudo técnico realizado em 2020 e 2021 pela BSW Ambiental, coordenado pelo Engenheiro Agrônomo, Daniel Schmitz, mostrou que a região está inserida no Bioma Mata Atlântica, e possui floresta classificada como estacional decidual, com característica e formações comuns a áreas com grande altitude e clima bem definido, como são predominantemente compostas as matas nas encostas do Vale do Taquari, formando corredores para o desenvolvimento e circulação da fauna nativa. Entre as considerações do relatório, a importância de conhecer a identidade local para possibilitar o planejamento de ações para que esta identidade não se perca.

Incorporado no cenário natural de Encantado, o Boulevard foi concebido para se mesclar com a topografia local. Dos 36.481 m² totais de área, 7.233 m² são destinados à preservação permanente.

Priorizando a sustentabilidade, os materiais e métodos seguem princípios ecologicamente corretos, como estação de tratamento de esgoto e energia fotovoltaica. Segundo o arquiteto e engenheiro civil responsável pelo projeto, Rafael Ortiz, o Boulevard terá também a primeira estação privada de tratamento sanitário do município, sistema de captação da água da chuva e veículos elétricos (tuk-tuks) que farão o transporte dos visitantes ao Cristo Protetor (distante 2 quilômetros do Complexo) e à Lagoa da Garibaldi.

“A preservação sempre foi essencial para nós, desde o projeto. Cada espaço do Complexo foi pensado para otimizar os recursos naturais porque entendemos a importância de respeitar e proteger a natureza para viver harmoniosamente com ela, permitindo que mais pessoas a contemplem”, explica o Diretor-executivo do BE, Fábio Vitória.

Foto: divulgação

Acompanhe
nossas
redes sociais