Guaporé e região alta esperam ajuda do Estado e União para reconstruir pontes

ENTREVISTA | FRENTE E VERSO

Guaporé e região alta esperam ajuda do Estado e União para reconstruir pontes

Nova estrutura até Santa Bárbara contará com 320 metros de extensão e será em via dupla

Guaporé e região alta esperam ajuda do Estado e União para reconstruir pontes
secretário de Turismo de Guaporé, Odacir Toldi (Crédito: Arquivo/A Hora).
oktober-2024

O programa Frente e Verso desta terça feira contou com a participação do secretário de Turismo de Guaporé, Odacir Toldi, que destaca obras importantes no município como, por exemplo, a reconstrução da ponte de Santa Bárbara, que interliga a região de Passo Fundo à Serra Gaúcha, além do setor do turismo, a revitalização do autódromo e Rosário da cidade.

“De forma paliativa, o governo do Estado anunciou uma balsa para travessia, o que não atende 100% da demanda que os municípios tinham com a ponte”, relata Toldi.

Para as regiões da Serra, Planalto Médio e Vale do Taquari a ponte tem uma importância muito grande. Conforme Toldi, está sendo buscado junto ao Governo do Estado, uma solução mais adequada e ágil.

“Está sendo muito afetada com a falta da ponte a questão de saúde das pessoas que, num trajeto com a ponte, uma ambulância fazia o trajeto de Guaporé à Bento Gonçalves em 50 minutos, agora são necessários 1h30min para ir de Guaporé à Passo Fundo, além das questões comerciais e industriais, desvio que com caminhões é feito pela RS-470, em Veranópolis”.

Projeto da Ponte

O custo está orçado em torno de R$ 70 milhões. A ponte que tinha 280 metros de extensão foi completamente submersa. “Essa nova ponte estrutura contará com 320 metros de extensão e será em via dupla”.

Turismo de Guaporé

Conforme Toldi, neste ano, a mostra Guaporé está cancelada. “Além do turismo na cidade está muito prejudicado muito devido a maioria dos turistas que visitam a cidade virem da Serra Gaúcha. Cerca de 78% dos turistas que vem no Trem dos Vales são oriundos da Serra”.

Revitalizações

Quanto a reforma do Autódromo da cidade de Guaporé, Toldi garante que está sendo buscado junto ao Governo do Estado os recursos para essas obras do autódromo que foi fundado em 1969. “Esse equipamento turístico também impacta na região do Vale do Taquari e Planalto, principalmente no desenvolvimento econômico”.

Já o Cristo Redentor de Guaporé foi criado em 1967 com base no Cristo Redentor do Rio de Janeiro. Atualmente, a estrutura já conta com a disposição para a população de sanitários e, após o feriado de Carnaval, será assinada a criação de um Mirante suspenso de vidro, possibilitando uma visão panorâmica da cidade.

Outro destaque para a revitalização do Rosário em volta ao Cristo da cidade. “O prefeito Valdir Fabris esteve em Brasília e teve uma sinalização positiva do Ministério do Turismo”.

Acompanhe a entrevista na íntegra

 

 

Acompanhe
nossas
redes sociais