Banrisul tem lucro líquido de R$ 304 milhões no 4º trimestre de 2023

alta de 138,6%

Banrisul tem lucro líquido de R$ 304 milhões no 4º trimestre de 2023

Retorno sobre o patrimônio líquido ajustado subiu 7,3 pontos porcentuais para 12,7% no quarto trimestre de 2023 frente ao mesmo intervalo de 2022

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Atualizado sexta-feira,
09 de Fevereiro de 2024 às 17:09

Banrisul tem lucro líquido de R$ 304 milhões no 4º trimestre de 2023
Foto: divulgação
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Banrisul alcançou lucro líquido de R$ 304,0 milhões no quarto trimestre de 2023, crescimento de 138,6% frente ao trimestre anterior e de 21,0% frente ao quarto trimestre de 2022. Em 2023, o lucro líquido da companhia foi de R$ 871,1 milhões, alta de 11,5% frente ao resultado ajustado do ano de 2022. O desempenho no ano reflete, especialmente, o crescimento da margem financeira, o incremento da carteira de crédito e o aumento das receitas de prestação de serviços e tarifas bancárias.

Os recursos captados constituídos por depósitos, recursos em letras e dívida subordinada, e os recursos administrados totalizaram R$ 95,9 bilhões em dezembro de 2023, crescimento de 9,1% frente a dezembro de 2022, com destaque para os recursos em letras.

Crédito

O Banrisul mantém o direcionamento voltado para a ampliação da carteira de crédito com operações de menor risco, priorizando o estreitamento do relacionamento comercial com seus clientes, bem como a revisão da jornada a fim de garantir melhor experiência.

A carteira de crédito avançou 9,3% no ano, para R$ 53,7 bilhões em dezembro de 2023, crescimento de R$ 4,5 bilhões frente a dezembro de 2022, influenciado, especialmente, pelo crescimento do crédito rural, crédito imobiliário e crédito comercial.

O crédito imobiliário, que registrou aumento de 16,0% em 2023 na comparação com o mesmo período de 2022, segue como uma carteira estratégica para o Banco, tanto para a fidelização de clientes quanto pelo seu papel relevante no processo de desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul. O agronegócio segue relevante para a instituição, que oferece linhas de crédito com recursos próprios, repasses de linhas do BNDES e recursos equalizados pelo Tesouro Nacional aos pequenos e médios produtores do Estado. Em dezembro de 2023, a carteira de crédito rural alcançou saldo de R$ 11,3 bilhões, com incremento de 44,2% em 12 meses.

Cartões de crédito

O Banrisul contava com uma base de 1,1 milhão de cartões de crédito nas bandeiras Mastercard e Visa ao final de dezembro de 2023. No ano, foram realizadas 99,9 milhões de transações, o que possibilitou a movimentação financeira de R$ 9,8 bilhões, respectivamente 7,6% e 10,6% superior ao mesmo período de 2022. As receitas de crédito e de tarifas com cartões de crédito e cartões BNDES somaram R$ 669,6 milhões em 2023.

Banrisul pagamentos

O lucro líquido da Banrisul Pagamentos em 2023 alcançou R$ 522,9 milhões, crescimento de 39,7% em relação a 2022.

A Vero, rede de adquirência da Banrisul Pagamentos, encerrou o período com 140,1 mil estabelecimentos credenciados ativos. Em 2023, foram realizadas 510,0 milhões de transações, aumento de 12,6% em 12 meses. O volume financeiro transacionado totalizou R$ 46,5 bilhões, acréscimo de 8,2% frente ao ano de 2022.

Banrisul seguridade

A Banrisul Seguridade, que atua no mercado de comercialização de seguros, planos de previdência privada e títulos de capitalização nos canais do Banrisul, por meio de sua subsidiária Banrisul Corretora de Seguros; alcançou lucro líquido de R$ 157,9 milhões em 2023, alta de 4,9% em relação ao ano anterior.
A arrecadação de prêmios de seguros, contribuições de previdência e títulos de capitalização atingiu R$ 3,6 bilhões em 2023, aumento de 40,6% em relação a 2022. As receitas totais alcançaram R$ 373,2 milhões, crescimento de 12,2% na mesma comparação.

Canais digitais 

Os canais digitais do Banrisul responderam por 83,9% das operações realizadas em 2023, considerando todos os canais disponíveis (digitais, ATMs, correspondentes, caixas e Banrifone). Os canais de Internet Banking (Home e Office Banking) e Mobile Banking (Minha Conta, Afinidade e Office App – acessados por meio do aplicativo Banrisul); tiveram, em 2023, 606 milhões de acessos, 11,0% a mais que no ano de 2022, média de 1,7 milhão de acessos diários. O total de operações feitas por meio desses canais cresceu 11,8%, onde a quantidade de transações financeiras foi 20,3% superior e o volume transacionado 5,6% maior, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

O app Banrisul evoluiu em 2023 e passou a ofertar novidades em produtos, como a contratação de cotas de consórcio e de seguros de vida, a Tag Banrisul Veloe, que automatiza o pagamento de pedágios e estacionamentos, e o BanriPay – que permite pagamentos por aproximação com Banricompras; e em serviços, como da solicitação de nova via de cartão de débito, de associação e desassociação de contas e o serviço que possibilita contatar a agência de relacionamento ou o gerente de conta de maneira muito mais ágil.

Investimento e inovação

Em sua incessante busca por excelência e garantia de segurança da informação, o Banrisul investiu em promover a transformação digital, evoluir sua infraestrutura, desenvolver e adotar ferramentas para aprimorar os serviços oferecidos e proporcionar uma experiência ainda mais completa aos seus clientes. No ano de 2023, o Banco investiu R$ 372,7 milhões em modernização tecnológica, contemplando os investimentos em TI e atendimento ao cliente, e reformas e ampliações.

No final de 2023, teve início o projeto de Modernização do Parque de Equipamentos da Rede de Agências e Direção Geral, que envolveu a aquisição de 10.551 desktops e 941 notebooks para substituição imediata. Essa renovação visa fornecer uma experiência de atendimento ainda mais qualificada e célere aos clientes, com computadores mais ágeis, seguros e com melhor performance, aumentando a produtividade dos trabalhadores e economizando recursos em manutenção e energia elétrica. Para reduzir o impacto ambiental e o risco social, o Banrisul vem reaproveitando os equipamentos quando adequado e realizando o descarte responsável dos materiais eletrônicos obsoletos, em linha com o Programa Sustentare, que trata da destinação e do descarte de ativos eletroeletrônicos de órgãos e de entidades do Estado, beneficiando entidades por meio da destinação de equipamentos ou mesmo na redução do risco social de públicos vulneráveis.

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