Sicredi orienta associados sobre golpes financeiros

ALERTA

Sicredi orienta associados sobre golpes financeiros

Um dos casos mais comuns é a falsa central de atendimento

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Sicredi orienta associados sobre golpes financeiros
Odair Thomas, coordenador de Controles Internos do Sicredi Integração RS/MG (Foto: Pedro Rodrigues).
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Após a pandemia da covid-19, houve um aumento de mais de 300% em crimes de estelionato com, em média de 80 mil ocorrências oficiais por mês no Rio Grande do Sul e o registro de 90 boletins de ocorrência mensalmente no município de Lajeado.

O coordenador de Controles Internos do Sicredi Integração RS/MG, Odair Thomas esteve presente no programa Frente e Verso, da Rádio a Hora 102.9, desta terça-feira, 6, para alertar e orientar a população sobre como se prevenir de golpes financeiros.

Ele alerta que um dos golpes mais comuns é a falsa central de atendimento. Essa artimanha ocorre através de uma ligação de telefone, com número não correspondente ao oficial da agência. Ao atender a ligação, uma mensagem sobre uma transação é transmitida ao receptor dando duas alternativas, independentemente da escolha, você é repassado para um falso atendente que não possui dado nenhum sobre a pessoa, por isso, Odair reforça que nenhuma instituição bancária pede dados sigilosos através de ligação e a importância de não se passar informações como nome completo, CPF, senhas e o código de segurança do cartão.

Veja as seguintes orientações

  • Atentar ao número 0800 oficial das instituições financeiras;
  • Ter um olhar crítico. Recebeu a ligação, aguardar alguns minutos para tomar qualquer decisão, não haja de imediato;
  • Mensagem oficial da agência aparece quatro dígitos do cartão;
  • Verificar através do aplicativo do banco as movimentações passadas;
  • Se for uma mensagem sobre troca de número, tente ligar para o número que se diz antigo para ver se haverá retorno;
  • A agência jamais pedirá para realizar testes.

Também é importante salientar a distinção entre fraude bancária, que é quando ocorre uma transação bancária em que o titular da conta não reconhece e, o golpe bancário, na qual o proprietário da conta mesmo faz a movimentação.

Toda movimentação desconhecida na conta, deve ser imediatamente reportada às autoridades e realizado um boletim de ocorrência, porque quanto mais rápido a realização desses procedimentos, maior a chance de recuperação dos valores.

A Agência Sicredi Integração RS/MG possui atendimento 24 horas por dia, nos sete dias da semana, através do telfone 0800 724 7220 para prestar apoio ao cooperado.

Acompanhe a entrevista na íntegra

 

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