Até o segundo semestre deste ano, a parte interna do Centro Administrativo de Lajeado estará de cara nova. Essa é a projeção do município, a partir da reforma completa do prédio. As obras iniciaram na manhã de ontem, 5, a partir do terceiro andar do prédio. Em paralelo, secretarias, departamentos e outros serviços foram realocados em outros imóveis na cidade.
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O investimento, de R$ 5,3 milhões, contempla uma série de intervenções na estrutura física, que vão desde a substituição do piso até a troca de toda a rede elétrica. Espaços como o gabinete do prefeito e a sala de reuniões serão totalmente modificados. A obra é executada pela empresa Sieg Engenharia e Construções, de Teutônia.
Segundo a secretária municipal de Administração de Lajeado, Elisângela Hoss, o prédio, inaugurado na década de 1980, nunca passou por uma reestruturação total. Neste período, limitou-se a reformas pontuais. Já a fachada do prédio foi reconstruída em 2020.
“Como toda construção, o prédio foi sofrendo um desgaste natural com o tempo e hoje temos muitos problemas com a parte elétrica, com as redes de internet e os nossos banheiros. Para se ter noção, a população que acessa o prédio em busca dos diferentes serviços não consegue utilizar os banheiros”, pontua.
Melhor atendimento
Mais do que modernizar o Centro Administrativo e proporcionar um espaço de trabalho mais digno aos servidores, a reforma interna visa também melhorar o atendimento ao contribuinte. Apesar de boa parte dos serviços estarem 100% digital, muitos ainda buscam o contato presencial.
“As pessoas vão poder acessar um prédio um pouco mais condizente e nós vamos ter condições de fornecer um serviço de maior qualidade. Ter um espaço novo para o trabalho vai influenciar positivamente em várias questões”, avalia Elisângela.
Para que a entrega do prédio ocorra dentro do prazo previsto, de cinco meses, Elisângela frisa que os fiscais do município acompanharão a obra diariamente. “A ideia é que a gente possa finalizar nesse período para que a população tenha o mínimo de transtorno possível”.
Otimização
A reforma interna da prefeitura impacta sobre o trabalho de três secretarias. Algumas delas já estavam, desde o ano passado, em processo de mudança provisória. A pasta de Elisângela, por exemplo, atende em uma sala alugada localizada em frente ao Centro Administrativo.
Cita que, com a conclusão da reforma, será possível levar mais secretarias ao Centro Administrativo. “Nós precisamos otimizar os espaços. O imóvel é grande e hoje está subutilizado, pois, com o passar do tempo, foram feitas salas e espaços novos, mas nunca uma reforma”.
De volta às origens
Uma das mudanças mais simbólicas com a reforma do Centro Administrativo envolve o gabinete do prefeito, que foi transferido para a Casa de Cultura, primeira sede do governo de Lajeado. Ontem, na volta das férias, o prefeito Marcelo Caumo recebeu o cargo oficialmente no espaço provisório. “A caneta chega a ficar mais pesada na mão. Vai ser uma honra receber a comunidade por aqui e ter contato diário com fatos do nosso passado pelos corredores”, comentou, nas redes sociais.
Setores realocados
- CONTROLE INTERNO: Atende no mesmo prédio onde está a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), na rua Alberto Torres.
- PROJETOS ESPECIAIS E CAPTAÇÃO DE RECURSOS: Foi realocado para dentro do Laboratório de Inovação Governamental e Social de Lajeado (LabiLá), na frente da Praça do Chafariz.
- DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO: Será transferido para um prédio alugado na rua Júlio de Castilhos, em frente a Praça da Matriz.
- SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA: Está temporariamente no endereço da Junta de Serviço Militar, na rua Francisco Oscar Karnal.
- SECRETARIAS DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO, URBANISMO E MOBILIDADE E PROCURADORIA JURÍDICA: Funcionam em um prédio alugado em frente ao Centro Administrativo, na rua Júlio da Castilhos