Em média, cada morador de Venâncio Aires descarta meio quilo de lixo por dia

MEIO AMBIENTE

Em média, cada morador de Venâncio Aires descarta meio quilo de lixo por dia

A medida consta em dados apresentados na Câmara de Vereadores

Por

Em média, cada morador de Venâncio Aires descarta meio quilo de lixo por dia
Usina de Triagem de Venâncio Aires está instalada em Linha Estrela, no interior do município (Foto: Divulgação).
Venâncio Aires
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Com quase 69 mil habitantes, Venâncio Aires chega a produzir até 30 toneladas de lixo diariamente. Dados indicam que cada morador do município produz, em média, quase meio quilo de lixo por dia. Além disso, desde abril de 2022 vigora, tanto na cidade, quanto no interior, um novo sistema de coleta seletiva. O investimento, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, neste serviço é de R$ 5 milhões por ano.

“Com o novo programa de coleta seletiva implantado, a limpeza urbana avançou bastante, já que foi feito um trabalho próximo com escolas e condomínios, por exemplo”, comenta o secretário municipal do Meio Ambiente, Nilson Lehmen. Os dados ficaram em evidência, nesta semana, por conta do contrato que a Prefeitura rescindiu com a cooperativa gestora da Usina de Triagem. Os dados finais, de uma espécie de prestação de contas, foram apresentados pela entidade na Câmara de Vereadores.

Nesse caso, a baixa produtividade na triagem e apontamentos com relação a segurança do trabalho dos funcionários, foram fatores determinantes para a Prefeitura encerrar o contrato. O maior pedido feito no Legislativo é de que as 16 pessoas que atuavam na cooperativa sejam reintegradas pela nova empresa que será contratada. Justamente, pois a partir de agora, uma contratação emergencial deve ser feita, de até seis meses, tempo em que o Município encaminha um processo de licitação para contratação de uma nova empresa para o trabalho. O material não aproveito na usina é encaminhado ao aterro sanitário em Minas do Leão.

Todos os bairros

Pelo novo sistema de contêineres, que está implantado, foi possível chegar pela primeira vez a todos os bairros de Venâncio Aires. São quase 850 pontos e cada um conta com dois mecanismos, sendo um para armazenamento de material reciclável e outro para rejeitos. Para amenizar o impacto no meio ambiente e dar conta da quantidade de descarte, o Município investe na captação sustentável dos resíduos urbanos e em projetos inovadores.

A implantação do novo sistema teve investimento de R$ 4,1 milhões com a aquisição de 22 biodigestores para escolas, mais de duas mil composteiras domésticas distribuídas para a população, triturador de galhos, instalção de balança rodoviária junto à Usina de Triagem, contêineres próprios e veículos para a coleta. Outra mudança implementada garantiu o recolhimento diário na área central da cidade. Área central e algumas áreas verdes de Venâncio Aires recebem 151 lixeiras para papel. Além disso, outras 100 lixeiras comunitárias foram instaladas no interior e que contemplaram todos os distritos. Outras 300 estão em fase de produção e também vão contemplar o interior.

Foto: Divulgação

Conscientização

Ao trabalhar a questão do lixo como ponto fundamental no bem estar social do município, a Prefeitura alerta que a conscientização ambiental precisa ser melhorada na cidade, mas diz que, para isso, tem programas que visam estimular a participação do cidadão na construção desta consciência.

Uma das medidas garantidas foi a implantação do programa IPTU Verde, que busca estimular e fomentar ações de redução do impacto ambiental e a eficiência energética. O projeto oferece descontos de até 15% no Imposto Predial e Territorial Urbano a partir da comprovação de implantação de técnicas como cisternas, arborização no passeio público, composteiras e aquecimento solar.

Acompanhe
nossas
redes sociais