A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL-RS) deve instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para analisar o atendimento das fornecedoras de energia elétrica após o temporal do dia 16 de janeiro. O proponente é o deputado Miguel Rossetto (PT), que reuniu 18 assinaturas e depende apenas da adesão de mais um dos seus colegas para que a proposta avance.
Em entrevista ao Conexão Regional, Rossetto afirmou que o tema deveria ter aceitação unânime na AL, pelo impacto que causa na economia e na vida da população gaúcha. “Temos que estar ao lado do povo trabalhador. Isto é recorrente, chega! Durante o ano passado inteiro recebemos lideranças indignadas com o serviço desta companhia”, detalha.
O deputado afirma que serão revisados os contratos, o modelo de atendimento, investimentos e o papel da Agência Reguladora de Serviços Delegados do RS (Agergs) na fiscalização da prestação de serviço.
LEIA TAMBÉM:
– Codevat cobra Agergs sobre problema com energia elétrica
– “A RGE tem evoluído bem”, avalia diretor da Agergs
– Clientes podem exigir indenização da RGE
Mobilização a partir de reportagem do A Hora
Um vídeo divulgado pelo Grupo A Hora chegou até Rossetto. As imagens mostravam leite sendo descartado e frangos mortos retirados de aviários em função da falta de energia elétrica. O petista afirmou que manteve contato com prefeitos, representantes de associações e outras autoridades. “Vamos escutar a comunidade, deixar as pessoas falarem destes anos de sofrimento e prejuízo. Precisamos crescer”, alerta.
Assista a entrevista na íntegra: