Equipes da saúde mental visitam aldeia Foxá, em Lajeado

Atenção Psicossocial

Equipes da saúde mental visitam aldeia Foxá, em Lajeado

A Sesai, órgão federal que coordena a saúde indígena, participou do encontro. Objetivo foi apresentar serviços

Por

Equipes da saúde mental visitam aldeia Foxá, em Lajeado
Foto: Divulgação
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Equipes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) e da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) — órgão federal que coordena a Saúde indígena —, visitaram a aldeia Foxá, em Lajeado, na quarta-feira, 24. A visita teve como objetivo a apresentação dos serviços do Caps AD e da secretaria à comunidade.

Participaram a psicóloga da Sesai Gabriela Zuchetto, a médica do Caps AD Bruna Uhry, a psiquiatra do Caps AD Bruna Menin, e o Agente de Saúde da comunidade Luiz Alan Retanh Vaz.

O encontro ocorreu na aldeia com a presença da comunidade. Entre as atividades, foi realizada uma roda de conversa para esclarecer as demandas da Aldeia Foxá e apresentar o trabalho do Caps AD no tratamento de transtornos por uso de substâncias psicoativas. Foram debatidas estratégias para iniciar o trabalho de prevenção e tratamento dos usuários da comunidade relativo ao consumo destas substâncias.

Entre as resoluções da visita, foi estabelecido um vínculo inicial com a comunidade e as equipes de saúde para aproximar os serviços oferecidos pelo Caps AD. Novos encontros devem ser realizados na aldeia.

A médica do Caps AD, Bruna Uhry, reforça que a visita é importante, pois assim como a comunidade em geral, a comunidade indígena também possui questões relacionadas à saúde mental e ao consumo de substâncias

“Muitas vezes, integrantes de aldeias acabam não chegando até os serviços de saúde mental do município, diferentemente de outros cidadãos. Por isso, encontros assim são muito importantes para que possamos abranger todos os cidadãos do nosso município, de forma integral e com equidade”, explica Bruna.

Acompanhe
nossas
redes sociais