Espaços para prática de esportes dão cara nova ao entorno da Décio Martins Costa

LAZER

Espaços para prática de esportes dão cara nova ao entorno da Décio Martins Costa

Quase pronta, pista de skate já é frequentada por atletas. Quadras de vôlei de praia e de beach tennis caem no gosto da comunidade mesmo após enchentes. Parque Ney Santos Arruda terá espaços concedidos para exploração comercial

Por

Atualizado sexta-feira,
02 de Janeiro de 2024 às 19:44

Espaços para prática de esportes dão cara nova ao entorno da Décio Martins Costa
Desde domingo, skatistas praticam na pista ainda em obras. Inauguração está marcada para fevereiro. (Foto: MATEUS SOUZA)
Lajeado

Após anos de ociosidade, a avenida Décio Martins Costa passa a se tornar um dos principais locais para a prática de esporte e lazer na cidade. Mesmo estando em área alágavel, a via caiu nas graças do público, graças a investimentos públicos recentes. O mais recente deles é a pista de skate, construída no quarteirão junto às ruas Bento Rosa, Capitão Leopoldo Heineck e Júlio May.

Embora a obra ainda não tenha sido finalizada pelo governo municipal, a pista já é frequentada por skatistas. Na tarde do último domingo, 21, por exemplo, dezenas de pessoas aproveitaram o tempo ensolarado e foram ao local para a prática do esporte. O prefeito Marcelo Caumo visitou o espaço e conversou com usuários.

A tendência é de que a inauguração oficial ocorra em fevereiro, pois ainda há detalhes a serem ajustados por parte da empresa responsável. Conforme a secretária de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade, Cátia Berteli, a projeção era de conclusão em 2023. Porém, alterações no projeto original e as enchentes de setembro e novembro atrasaram o cronograma.

“Nossa intenção agora era entregar no dia 26 (aniversário de Lajeado). Mas ainda falta a parte do entorno, a iluminação. Ou seja, a cereja do bolo. Mas o pessoal está indo e é legal ver o espaço cheio de pessoas. É muito bom ver essa vida toda em uma área esquecida, que era apenas um espaço de passagem. Hoje é um espaço de convívio e lazer”, salienta.

Mais investimentos

A pista de skate, assim que pronta, se soma a outros dois espaços construídos para a prática esportiva. Em agosto do ano passado, o governo inaugurou as quadras de vôlei e de beach tennis, entre as ruas Rodolfo Germano Hexsel e João Pessoa. Mesmo com as cheias de setembro e novembro, se tornaram muito frequentados pela comunidade.

“Existia uma preocupação do município com os espaços após as enchentes. Disponibilizamos equipes de limpeza para atuarem nesses locais justamente para que as pessoas não deixassem de utilizá-los, pois esse parque linear tem como objetivo incentivar na população a prática do esporte”, frisa Cátia.

A secretária lembra que está em andamento a construção da quadra de basquete, que deve ser finalizada nos próximos meses. A empresa, de Teutônia, também venceu a licitação para construir uma pista de patinação também às margens da Décio Martins Costa.

“Ainda não temos uma projeção de início, mas a ideia é que seja uma pista oficial para sediar campeonatos”. Por fim, ainda há a projeção de uma ciclovia, pista de caminhada e espaço para roda de capoeira.

No coração da cidade

Presidente da Associação dos Skatistas e Similares de Lajeado (Assla), Samuel Zanchettin ressalta que a nova pista de skate deve contribuir para um aumento na prática do esporte na cidade. Cita a localização como um fator positivo, pois está às margens de uma avenida de grande movimento de veículos.

“Não estamos mais no cantinho esquecido, mas sim no coração da cidade. Ao cruzarem por lá, as pessoas vão perceber que a comunidade do skate é diversa e reúne gene de todas as idades e classes sociais. Mais do que um simples local para manobras, será um ambiente saudável e divertido”, celebra.

O espaço possui pista para quatro modalidades: bowl, flow park, pump track e street. Em julho passado, recebeu o nome de “Negretti Skate Park”, uma homenagem a Orlando dos Santos “Negretti”, considerado o maior skatista da região.

Novidades no Parque Ney Santos Arruda

  • Situado próximo à Décio Martins Costa, o Parque Ney Santos Arruda terá novidades a partir deste ano. A principal delas é a concessão de áreas para exploração comercial e de convivência;
  • Avaliada em R$ 1,5 milhão, a proposta visa estabelecer um novo patamar de atratividade turística e de urbanização do local, com presença de, no mínimo, cinco opções de gastronomia e banheiros;
  • Serão permitidos bares, cervejarias, cafés, lancherias, pizzarias, confeitarias, sorveterias, restaurantes, áreas de lazer e espaços de feira e música ao vivo;
  • “Estamos analisando que tipos de construção será possível fazer ali, sobretudo em função das enchentes. Tem que ser algo que seja de fácil e rápida remoção em caso de cheias, com um sistema diferente”, comenta Cátia Berteli. 

Acompanhe
nossas
redes sociais