IFSul oferece oportunidades em diversas áreas

ENTREVISTA | O VALE EM PAUTA

IFSul oferece oportunidades em diversas áreas

Instituto tem cursos técnicos integrados ao ensino médio, de educação superior e especializações focadas em educação

Por

Atualizado terça-feira,
23 de Janeiro de 2024 às 17:24

IFSul oferece oportunidades em diversas áreas
Rodrigo Melz, coordenador do curso superior de tecnologia em processos gerenciais (Foto: Pedro Rodrigues)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O programa O Vale em Pauta, da Rádio A Hora 102.9 desta terça-feira, 23, entrevistou o coordenador do curso superior de tecnologia em processos gerenciais, Rodrigo Melz. Ele atua no campus de Lajeado há três anos.

O campus físico foi entregue em 2017 no Bairro Olarias. Antes as aulas eram ministradas no Campestre. O instituto oferece cursos técnicos, integrados ao Ensino Médio e especializações focadas na área da educação, além de um curso de educação superior, com duração de seis semestres na área de gestão. Todos são oferecidos pelo instituto são gratuitos.

A instituição tem 14 campos que atuam nas áreas agrícolas, de gestão e tecnologia. A reitoria fica localizada na cidade de Pelotas. No Vale do Taquari, os institutos ficam em Lajeado e Venâncio Aires.

O objetivo da Instituição é interiorizar o ensino e promover o desenvolvimento regional sustentável. Para haver um Instituto Federal é necessário que tenham audiências públicas nas cidades. Em Lajeado, o curso de Processos Gerenciais foi ofertado em 2020 e no ano passado, foi reconhecido com nota máxima pelo MEC. Já houve a formatura de duas turmas, a terceira se formará em 8 de março. Os cursos de automação Industrial e de gestão foram pensados com o objetivo de verticalizar o ensino.

Para o ingresso, são oferecidas 40 vagas e o processo seletivo para aprovação é redação. Também é ofertado por meio do Sisu do governo federal, 20 vagas na instituição. É necessário que o estudante realize, ao menos no primeiro semestre, as cinco noites propostas de aula, que são presenciais e é um pré-requisito para a continuação. Se o estudante precisar, é possível diminuir a carga horária nos próximos semestres, sendo o final do curso um trabalho de conclusão.

A maioria dos estudantes do IFSul já estão empregados e busca qualificar-se. A faixa etária das pessoas que estudam varia entre 18 e 60 anos. O corpo docente é formado por mestres e doutores. Há outros cursos ofertados pelo instituto de forma online, como por exemplo o de pedagogia.

Atualmente, há 600 alunos no IFSul de forma presencial. O local também oferece cursos FIC (Formação Inicial Continuada). São 6 mil vagas disponíveis em cursos de qualificação na área do Turismo,  mais informações são encontradas no site www.ifsul.edu.br

Assista a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais