Cursos técnicos Univates completam 25 anos

EDUCAÇÃO

Cursos técnicos Univates completam 25 anos

Em 2024, será oferecida a especialização em saúde do trabalhador, qualificação pós-técnico em enfermagem

Por

Atualizado quinta-feira,
28 de Dezembro de 2023 às 15:24

Cursos técnicos Univates completam 25 anos
Com ações práticas, coordenadores dos cursos e universitários tiraram dúvidas dos alunos em cada área. (Foto: BIBIANA FALEIRO/ Arquivo A Hora)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Em 2023 o Centro de Educação Profissional – CEP da Universidade do Vale do Taquari – Univates completa 25 anos de oferta de cursos técnicos.

A Fundação Univates oferece formação profissional no nível técnico desde 1998 e já ofereceu Ensino Médio no período de 1990 a 2003. Porém, no ano de 2001 houve a decisão institucional de encerrar gradativamente a oferta do Ensino Médio e dedicar-se na elaboração dos Cursos Técnicos.

Com isso, foi criado o Centro de Educação Profissional – CEP Univates, com a Unidade de Ensino Lajeado, no campus universitário, e as Unidades de Taquari e Encantado, onde também havia ensino superior. Mais tarde, essas unidades foram descontinuadas e nasceu a Unidade Guaporé em 2017.

Atualmente o instituto oferta 25 cursos (incluindo especialização técnica), tem cerca de mil estudantes e já diplomou mais de 4,2 mil profissionais, sem contar as centenas de formações modulares que certificaram vários auxiliares técnicos.

Programa Jovem Aprendiz na Universidade

O CEP também oferece programas de aprendizagem profissional, mais conhecido como Jovem Aprendiz Univates, que oportuniza iniciação na formação técnica de adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, selecionados e contratados por empresas parceiras.

Novidades

Em 2024, será ofertado a Especialização Técnica em Saúde do Trabalhador, que habilita técnicos em enfermagem para a atuação nas equipes de SESMT, cuja função é garantir a integridade física e a saúde dos trabalhadores. É uma qualificação pós-técnico em enfermagem e prepara para responsabilidades específicas das empresas, que respondem ao Ministério do Trabalho.

Acompanhe
nossas
redes sociais