Proteína animal é destaque no Relatório Anual da Emater Venâncio Aires

setor agrícola

Proteína animal é destaque no Relatório Anual da Emater Venâncio Aires

Por

Proteína animal é destaque no Relatório Anual da Emater Venâncio Aires
Foto: divulgação
Venâncio Aires
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A proteína animal segue em expansão no setor agrícola de Venâncio Aires. O dado está presente no relatório de atividades da Emater/RS Ascar e foi apresentado pela equipe do escritório local, nesta quarta-feira, 20, ao prefeito Jarbas da Rosa, à vice-prefeita Izaura Landim e aos secretários de Desenvolvimento Rural, Celso Ademir Ferreira, e Meio Ambiente, Nilson Lehmen. 

O documento revela que há destaque para a produção de aves, carnes, ovos, suínos, bovinos de corte e de leite e peixes. As produções somadas contribuem com 34,7% do Valor Bruto da Produção Agrícola (VBPA) safra 2022/2023. Já nas atividades vegetais, o tabaco, o milho, a soja, o aipim e a erva-mate seguem sendo importantes para o setor. 

Também, conforme o relatório, a população rural do município é de cerca de 24 mil pessoas, sendo 7.300 famílias. Os produtores rurais foram contemplados com dez programas realizados pela Prefeitura em parceria com a Emater. As ações incentivam a diversificação de culturas, o aumento da produção e a melhoria na propriedade. 

Conforme o chefe do escritório local da Emater/RS-Ascar, Vicente Finn, o trabalho feito busca se aproximar dos produtores, acompanhando e ouvindo as necessidades dos agricultores. “Foram mais de 50 atividades realizadas neste ano. São iniciativas que têm o objetivo de contribuir para o desenvolvimento econômico, cultural e social do meio rural.”

O prefeito Jarbas da Rosa parabenizou a atuação da equipe da Emater, ressaltando a importância do trabalho de levar instrução aos agricultores do município. O chefe do Executivo também enfatizou os desafios enfrentados pelo setor agrícola neste ano, ligados à estiagem e às cheias.

Acompanhe
nossas
redes sociais