Exposição de Bonsai segue até sábado no Shopping Lajeado

ENTREVISTA | FORA DE HORA

Exposição de Bonsai segue até sábado no Shopping Lajeado

Mais de 200 plantas em exposição, além de espécies para compra e curso sobre cuidados

Por

Atualizado quarta-feira,
20 de Dezembro de 2023 às 19:56

Exposição de Bonsai segue até sábado no Shopping Lajeado
Daniel Haetinger Santos e Mathias Appelt, organizadores da exposição de bonsais que ocorre no Shopping Lajeado
Lajeado

O programa Fora da Hora desta quarta-feira, 20, contou com a presença dos  organizadores da exposição de bonsais que ocorre no Shopping Lajeado, Daniel Haetinger Santos e Mathias Appelt.

A exposição segue até o próximo sábado no Shopping Lajeado. Mais de 200 bonsais para apreciação e, diversas disponíveis para venda. Além disso, é oferecido um curso para pessoas que queiram aprender tudo sobre a criação e cuidados da planta.

Segundo eles, o Bonsai é uma planta que está dentro de um vaso, não está no chão, mas tentamos fazer sempre representação perfeita de uma árvore na natureza estando dentro de um vaso e seguindo todas as regras da arte japonesa do bonsai.

“Bon” significa vaso e “sai” significa planta, árvore. Origem Chinesa e aperfeiçoada no Japão.

“Meu pai quando se aposentou começou a criar as plantas e após ele falecer, segui o trabalho dele. Há 28 anos cuido de bonsais”. Em 2019 comecei a estudar e sigo até hoje”, conta Appelt.

O Bonsai é uma escultura viva, não é uma obra de arte que você pinta e fica ali exposto. É uma arte que nunca está pronta e pode levar anos. O principal cuidado é sol e água. Pode levar para dentro de casa, mas não deixar por muito tempo. “Todo mundo quer o bonsai dentro de casa para decoração, mas muitos perdem as plantas por não saberem que ela precisa ficar na rua”, explica Santos.

Quase todas as espécies de plantas podem ser transformadas em bonsai. “As folhas grandes podem ser reduzidas, mas as plantas que possam facilitar o serviço é bom. Arbustos são opções para bonsai também”. “O bonsai deixa a gente mais tranquilo, relaxado, outros ansiosos, pois não sabem aguardar o processo dela”. Algumas podem levar até 15 anos para ficaram prontas, no padrão bonsai.

Acompanhe a entrevista na íntegra 

Acompanhe
nossas
redes sociais