O Colégio Farrapos concluiu a programação da Semana Literária com a entrega de prêmios e homenagens. Os alunos vencedores dos concursos de fotografia, olimpíada de matemática, soletrando e aproveitamento de leitura da plataforma on-line Elefante Letrado receberam medalhas e brindes na noite de sexta-feira, 8, no pátio do educandário. O tema trabalhado neste ano foi “Memórias”.
O patrono da Semana foi o compositor, poeta e escritor gaúcho, Carlos Omar Villela Gomes. Emocionado, ele assistiu às apresentações dos estudantes, que o recepcionaram com a canção Na Alma e na Voz, de sua autoria em parceria com Pirisca Grecco. Também autografou o livro de poemas Estrela de Papel, lançado recentemente.
“Nem mereço tudo isso. Só tenho a agradecer pelo carinho e acolhida. Esta cidade só me traz alegrias”, disse Omar, que é natural de Uruguaiana, mora em Nicolau Vergueiro e tem familiares em Encantado. A mãe dele e um irmão residem na cidade do Cristo Protetor. É autor de mais de 850 composições e poesias com registro fonográfico.
Neste ano, sua canção “Desse Abraço Encantador” venceu a categoria Cristo Protetor do festival de música Canto da Lagoa.
A diretora do Farrapos, Márcia Graciolla, avaliou com satisfação o evento, sobretudo, pela presença do patrono.
“Considero que fomos bastante ousados em convidar o Omar. Ficamos surpresos e honrados com o aceite dele em vir para uma escola. Atingimos objetivo de trabalhar as suas obras em sala de aula. Conseguimos plantar a sementinha de incentivo aos nossos alunos, de buscarem por outra leitura, cujos temas exploram os problemas sociais do país”, comentou a professora.