Na noite de hoje, a Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul decide sobre o projeto que doa uma área estratégica à Associação Gaúcha de Resgate e Salvamento e Combate a Incêndio (ASGRESCI). O terreno, localizado em Arroio Grande, será cedido por 10 anos, visando fortalecer a capacidade de resposta a emergências na região.
O prefeito João Henrique Dullius ressalta que a intenção dessa parceria com a ASGRESCI é de oferecer um atendimento qualificado à comunidade. O projeto prevê também a capacitação de voluntários e membros da associação para atuações eficientes em situações críticas.
A presidente da câmara, Daiani Maria, destaca que o local doado será fundamental para treinamentos, incluindo a formação de crianças nas escolas.
Desejo antigo
O projeto, que vem sendo debatido desde 2020, é resultado de um esforço conjunto entre a prefeitura de Cruzeiro do Sul e a Associação Gaúcha de Resgate, Salvamento e Combate a Incêndio Voluntário, e despertou o interesse de muitos moradores da região, que reconhecem a importância dessa iniciativa para a comunidade.
A proposta envolve não apenas a instalação de uma unidade de bombeiros civis, mas também a capacitação da população local para lidar com situações de emergência e o apoio à defesa civil em casos de catástrofes.
O grupo de bombeiros civis que compõem a associação foi formado após a enchente que assolou a região em julho de 2020. Desde então, esses voluntários têm se dedicado a treinamentos e aprimoramento contínuo para garantir uma resposta eficaz e segura em situações de emergência.
Além disso, a Associação Gaúcha de Resgate, Salvamento e Combate a Incêndio Voluntário realiza ações de capacitação em parceria com instituições internacionais, como um curso de salvamento ministrado pelo professor e instrutor Francisco Rocha, especialista em emergências, formador de profissionais na Escola Portuguesa de Salvamento. Uma das capacitações ocorreu mais recente em Bom Retiro do Sul.