Plano contra enchente e virada de página: metas da Amvat para 2024

ENTREVISTA | FRENTE E VERSO

Plano contra enchente e virada de página: metas da Amvat para 2024

Presidente eleito, Jarbas da Rosa priorizará retomada do desenvolvimento econômico do Vale do Taquari no primeiro ano de gestão

Por

Atualizado terça-feira,
05 de Dezembro de 2023 às 13:47

Plano contra enchente e virada de página: metas da Amvat para 2024
Presidente da Amvat e prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (Foto: Maira Schneider)
Vale do Taquari

Em entrevista ao programa Frente e Verso desta terça-feira, 5, o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, eleito presidente da Amvat para 2024, fala dos trabalhos desenvolvidos na região e os desafios de assumir a Associação dos Município do Vale do Taquari. “É uma grande alegria e responsabilidade. Com o apoio do prefeitos da nossa região, estaremos vencendo as nossas adversidades”, diz. Ele deve ser candidato à reeleição.

O grande projeto para 2024, segundo o novo presidente da Amvat é dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo atual presidente, Elmar Schneider e diretoria. “É preciso discutir sobre a Defesa Civil regional e estadual. É necessários ter maior rubustez nesse processo de interpretação de dados, um radar meteorológico da região para ter os índices pluviométricos reais, um sistema de medição do Rio Taquari, um suporte da Defesa Civil regional. Não depende só do município, precisamos de ajuda financeira do governo do estadual e federal”, ressalta.

O segundo ponto citado por Rosa é o desenvolvimento econômico. “Os recursos precisam vir, esses financiamentos subsidiados para que tenha fluxo de caixa e essas empresas não quebrem e não fechem, e dando mais desemprego para o Vale, não podemos permitir isso. A retomada do desenvolvimento econômico do Vale do Taquari pautado naquilo que temos de melhor, nosso povo, empresas pujantes, cooperativas, entidades representativas com pessoas qualificadas e lideranças que temos na região. Tenho certeza que vamos conseguir.”

Rosa destaca obras executadas desde que assumiu a gestão de Venâncio Aires, como a concessão da RST-453, projetos ao turimo, instalação de empresas — frigoríficos, produção de aves e cooperativas.

“Explosão” de casos de dengue em março

Outro assunto comentado durante entrevista é a dengue. De acordo com o gestor, o tema é importante para todos os municípios e merece atenção. “Março deve ser o pico, comparado com os últimos seis anos. Em Venâncio Aires estamos fazendo trabalho de recolhimento de entulhos, orientação da população, monitorando dos bairros continuadamente ao longo do ano. A preocupação maior neste ano é referente ao calor e chuva, tendência de explosão de casos no verão.”

A adesão da população é fundamental no processo. Cada um fazer o mínimo do seu papel dentro de casa resolve o problema. Como cuidar do acúmulo de água em vasos de plantas, lixo espalhado por terrenos. São passos essencias para a não proliferação do mosquito.

Assista a entrevista na íntegra

 

Acompanhe
nossas
redes sociais