Estrela avança na ampliação do videomonitoramento e sistemas de segurança

MODERNIZAÇÃO

Estrela avança na ampliação do videomonitoramento e sistemas de segurança

Novas câmeras foram instaladas, assim como o primeiro totem de segurança em ponto turístico, além de leito automático de placas automotivas. Município também amplia a adesão ao GPS Rural e outras tecnologias

Por

Atualizado quarta-feira,
29 de Novembro de 2023 às 13:20

Estrela avança na ampliação do videomonitoramento e sistemas de segurança
Videomonitoramento conta hoje com 34 aparelhos de câmeras em 24 locais

Com novos recursos implementados, as operações do projeto “Estrela uma cidade Segura para se Viver” amplia atuação e qualifica serviços. A iniciativa da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Segurança Pública (Sasp), busca tornar a cidade mais segura e conta, agora, com novas câmeras de monitoramento.

Entre os recursos implementados, estão novas câmeras speed dome – giratória 360 graus, e também fixas em outros pontos. Ainda, o projeto conta com novo Sistema OCR – Leitura de Placas Automatizado, e um Totem de Vigilância, todos equipados com sistemas de Inteligência Artificial (IA).

Mais câmeras

Até então a central de videomonitoramento operava com 24 câmeras em 21 pontos do município. Agora, já são 34 aparelhos em 24 locais. O projeto de expansão do sistema é para 40 unidades, cada uma com até três câmeras, sendo duas fixas e uma giratória 360 graus. Todas as escolas municipais também dispõem de vigilância em sistema paralelo.

As câmeras também foram instaladas em dois novos pontos, com a possibilidade de aproximação da imagem em até 42 vezes em qualidade full HD. Segundo o técnico da secretaria, Adilson Heleno da Silva, que coordena o projeto em Estrela desde o início, em 2017, os dispositivos estão localizados no entroncamento da RS (Rota do Sol) com a entrada para o Distrito de Novo Paraíso, e no final da Linha São José, no trecho que liga o Bairro Boa União com o Costão.

Totens 

Outra novidades é a instalação de totens de segurança inteligentes em pontos estratégicos do município. O primeiro aparelho foi instalado na Escadaria de Estrela. O totem permite, por exemplo, que as pessoas entrem em contato direto com a Brigada Militar em uma situação de emergência.

O caminho oposto também é permitido, por meio da utilização de alto-falantes e sistema de alarmes/sirenes. A principal novidade é a possibilidade de reconhecimento facial pelas câmeras do aparelho, sempre ativas, que podem ser utilizadas na busca de fugitivos, desaparecidos ou mesmo para o registro em tempo real ou posterior de ocorrências.

Também com câmeras giratórias de alta resolução, o dispositivo permite imagens claras, inclusive, do que ocorre do outro lado da margem do Rio Taquari, em municípios como Lajeado e Cruzeiro do Sul.

A Defesa Civil estuda a possível colocação de uma régua física na Escadaria para medição do nível do Rio Taquari e utilizar o totem para fazer a leitura digital online e em tempo real do nível do rio nos períodos de cheia. O avanço das tecnologias para o interior é outro foco, afirma o secretário de Administração e Segurança Pública de Estrela, comandante César Augusto Pereira da Silva.

Histórico

Exemplo para outros municípios, o sistema de videomonitoramento de segurança começou a ser elaborado em 2016; instalado e em operação em 2017 e, desde então, coleciona altos índices na redução na criminalidade.

De acordo com dados da Sasp, houve um decréscimo de mais de 75% na criminalidade na zona coberta pelo monitoramento, e há três anos não há registros de assaltos a pedestres na faixa coberta por câmeras. O sistema também é constantemente utilizado na ocorrência de acidentes de trânsito.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais