Vereadores de Lajeado adiam votação do orçamento de 2024

CÂMARA

Vereadores de Lajeado adiam votação do orçamento de 2024

Waldir Blau (MDB) solicitou prazo maior para análise do projeto que delimita despesas e estima arrecadação para o próximo ano

Por

Vereadores de Lajeado adiam votação do orçamento de 2024
Foto: Henrique Pedersini
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O pedido de Waldir Blau (MDB) para avaliar por mais tempo o projeto, impediu a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA). A solicitação ocorreu nesta terça-feira, 21 e frustrou a expectativa de que o texto avançasse no Legislativo. Com isso, a proposta deve ser votada na próxima sessão.

O orçamento estima receita e fixa despesa para o próximo ano em R$ 598.587.800,00. Durante a reunião das comissões permanentes da casa, o secretário da Fazenda de Lajeado, Rafael Spengler, explicou que foram definidas nas secretarias os valores de despesas e investimentos para o próximo ano e que a medida deve implicar em menos suplementações de valores ao longo de 2024.

Obras na BR-386 e ERS-130

Mozart Lopes (PP) anunciou a conclusão de etapas em duas obras estruturais em Lajeado. Conforme o líder de Governo, a alça de acesso que liga a BR-386 e o bairro Conventos será liberada na próxima semana. O trecho tem 31m e fica no quilômetro 339 da rodovia. A estrutura visa maior segurança aos motoristas que acessam o bairro Conventos, em direção a Forquetinha ou realizam manobra de retorno. “No inicio de dezembro sai a ponte da Florestal até o Rabaiolli em direção a Rua Paulo Emílio Thiesen, no bairro Olarias”, acrescenta. Há negociação de uma parceria com a CCR ViaSul para pavimentação do trecho, que não estava previsto no projeto inicial de duplicação.

Waldir Blau anunciou que será feito o fechamento da BR-386 caso a CCR e ANTT não solucionem o problema da falta de acesso aos bairros.

De acordo com Mozart, a nova trincheira na ERS-130 também avançam. No final de semana está prevista a instalação de vigas denominadas “longarinas” que representam o fim da etapa de fundação. “O prometido é que a fita será cortada ainda em 2023”, pontua.

Nova enchente

A cheia que atingiu o Vale do Taquari no final de semana também rendeu manifestações dos vereadores. O aproveitamento adequado de doações, a atuação ds Defesa Civil, o auxílio de voluntários e a necessidade de criar um plano de prevenção mais amplo e eficiente foram alguns dos apontamentos. Sergio Kniphoff (PT), Isidoro Fornari (PP) e Mozart enfatizaram a confirmação de 150 casas gratuítas que ocorre nesta quarta-feira, 22, em Brasília.

Críticas para Stacione

Lorival Silveira (PP) e Marquinhos Schefer (MDB) reprovaram a ação da empresa Stacione, pela cobrança de estacionamento rotativo no sábado, enquanto ocorria o movimento para retirada dos pertences das pessoas atingidas pela enchente. “Pouca de uma vergonha! Todo mundo desesperado e eles cobrando e multando o pessoal”, lamenta.

Lelo na Câmara

Pela primeira vez desde que assumiu a coordenação dos postos de saúde e UPA, Celso Kaplan, o Lelo, esteve na sessão desta semana. Waldir Blau avisou que caso seja necessário criticará o ex-prefeito de Imigrante e ex-secretário da Saúde de Estrela.

Outros vereadores desejaram boas-vindas e encaminharam demandas para Lelo.

Aumento de ICMS

Heitor Hoppe (PP) criticou o Governador Eduardo Leite em relação ao projeto de aumento do ICMS de 17% para 19,5%. “O Governador está olhando para o lado errado”, definiu.

A presidente Paula Thomas (PSDB) mencionou uma reunião com integrantes da Casa Civil do Estado sobre o aumento na carga de impostos para a população. “Aumento mesmo está por vir com a reforma tributária. O setor de serviços terá um aumento na cobrança de 9% para 25%”, analisou.

O único projeto aprovado na sessão desta semana autoriza o Executivo a contratar de forma emergencial dois técnicos de informática e dois analistas de sistema.

A próxima sessão ocorre na terça-feira, 28. Restam mais quatro sessões ordinárias antes do recesso para as festividades de final de ano.

Acompanhe
nossas
redes sociais