Cabanha Dalbosco entre as premiadas

Opinião

Felipe Neitzke

Felipe Neitzke

Coluna aborda os destaques relacionados ao agronegócio

Cabanha Dalbosco entre as premiadas

Por

O imprevisto durante a viagem para a Expointer não comprometeu o resultado da Cabanha Dalbosco na feira. O motorhome usado para o transporte das ovelhas da raça Texel NC incendiou em meio ao percurso de Boqueirão do Leão a Esteio. Ainda assim, não deixaram de participar da exposição e conquistaram dois prêmios. Os títulos pela qualidade dos ovinos são fruto da dedicação de Giovani Dalbosco, que está à frente do empreendimento. Além do reconhecimento na Expointer, com a solidariedade dos amigos e familiares, uma “rifa” foi lançada para arrecadar recursos e contribuir com a cabanha.

Potencial da erva-mate

Aspectos sociais, econômicos e o diagnóstico da fertilidade do solo compõem publicação sobre o setor da erva-mate. O livro lançado pelo Estado durante a Expointer atesta o protagonismo do Vale do Taquari e traduz alguns da relevância da cultura para o RS. Durante quatro anos de estudo, uma equipe de pesquisadores da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em conjunto com técnicos da Emater/RS-Ascar, se debruçou sobre os diferentes atributos da erva-mate. Consumida em diferentes formas: chá-mate, chá imerso em água quente (chimarrão) ou servido com água gelada (tererê), chega em diferentes nações. Além do mercado interno, o produto gaúcho é vendido ao Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia e Chile. Além disso, a indústria abre mercado para outros continentes.

Selo Verde no setor da proteína animal

Governo gaúcho e entidades representativas da pecuária de corte, grãos e leite devem instituir um selo verde. A confirmação para a certificação ocorreu durante o seminário RS Carbon Free, na Expointer. O compromisso com o equilíbrio ambiental deve iniciar pelo levantamento dos indicadores e das metas.

Fórum Tecnológico do Leite

Evento tradicional em Teutônia, o fórum tecnológico do setor leiteiro tem programação definida. As atividades em formato virtual ocorrem em 21 de setembro e no dia 28, a etapa presencial. Neste ano, a temática aborda o manejo de solo e aumento na produtividade de milho. Também estará em debate o gerenciamento das pessoas e tarefas envolvidas na atividade leiteira. As inscrições já estão disponíveis pelo site do Colégio Teutônia, idealizador do fórum. A programação também conta com apoio de outras organizações, entre elas a Emater/RS-Ascar e empresas ligadas ao segmento.

Alerta para raiva bovina

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) emitiu, nesta semana, um alerta sanitário para a região Noroeste do estado por conta de focos de raiva herbívora. A orientação para os produtores rurais é de que, ao localizarem novos refúgios de morcegos-vampiros, não tentem capturá-los por conta própria. A captura dos animais é realizada somente pelos Núcleos de Controle da Raiva do Estado, devidamente capacitados e vacinados contra a raiva.

Acompanhe
nossas
redes sociais