Três lagoas gratuitas para conhecer no Vale do Taquari

Dica de Turismo

Três lagoas gratuitas para conhecer no Vale do Taquari

Saiba tudo sobre a Lagoa Armênia, Lagoa da Garibaldi e o Lago Verde, todos destinos possíveis de serem visitados sem gastar na entrada

Por

Atualizado terça-feira,
15 de Agosto de 2023 às 19:07

Três lagoas gratuitas para conhecer no Vale do Taquari
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O nosso primeiro destino é a Lagoa Armênia. O cartão postal está localizado no coração de taquari, a cidade mãe do Vale. Com calçada de um quilômetro circundando as águas, é o principal ponto de encontro dos moradores.

Destaque para a ampla estrutura com bancos instalados na sombra das árvores, academia ao ar livre e até pedalinhos com cobrança de valores bem acessíveis. O visitante ainda tem contato com pequenos animais.

No passado, o ponto era pantanoso e de pouca água. Foi transformado após ação de uma olaria e o aterro de ruas. Se trata de um dos destinos turísticos mais antigos do Vale, uma vez que a lagoa já aparecia em mapas de Taquari em 1875.

Nosso segundo destino é a Lagoa da Garibaldi, localizada a seis quilômetros do centro de Encantado e no caminho do cristo Protetor.

O destino natural tem calçada de passeio junto a lâmina d’água e estrutura com mesas e churrasqueiras para passar o dia de boa. Vale ainda confraternizar com os patos e marrecos que vivem no local.

A lagoa surgiu da ação humana. Na década de 30, se formou quando moradores represaram o banhado para movimentar uma hidroelétrica. A partir dos anos 80, o espaço começou a se estruturar como ponto turístico devido à beleza natural e clima mais ameno.

Para finalizar, apresentamos o Lago Verde. O ponto turístico fica a menos de um quilômetro do centro de Ilópolis. Embora tenha pouca estrutura, encanta pelas flores e árvores ao lado das águas.

O lago também se formou devido a construção de uma barragem para geração de energia a partir da década de 1940. Desativada a quase cinquenta anos, se transformou em cartão postal de Ilópolis.

Acompanhe
nossas
redes sociais