Venâncio Aires forma 34 agentes comunitários de saúde

Programa Saúde com Agente

Venâncio Aires forma 34 agentes comunitários de saúde

Qualificação habilita servidores para serviços básicos, como medição de pressão arterial, testes de glicemia e de temperatura dos pacientes

Por

Venâncio Aires forma 34 agentes comunitários de saúde
Formatura das agentes ocorreu nessa sexta-feira (Foto: Divulgação)
Venâncio Aires

Evento na tarde dessa sexta-feira marcou a trajetória de 34 agentes comunitários de saúde em Venâncio Aires. Em uma solenidade na Câmara de Vereadores, a formatura foi celebrada no âmbito do Programa Saúde com Agente, a maior e mais abrangente iniciativa de aprimoramento técnico na área da saúde do Brasil. O curso, com duração de dez meses, foi ministrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e viabilizado pelo governo municipal.

A qualificação habilita as agentes a diversas ações, incluindo medição de pressão arterial, verificação de temperatura corporal e testes de glicemia. Em reconhecimento a essa conquista, as profissionais serão agraciadas com kits de trabalho. A principal meta é aprimorar os indicadores de saúde, bem como a qualidade e eficácia dos serviços prestados na área de Atenção Primária.

Em um momento carregado de significado, Rejane dos Santos, uma das agentes de saúde graduadas, compartilhou suas emoções durante o discurso. “O início foi um verdadeiro desafio, mas esse percurso se transformou em uma vitória, em um sonho realizado. Além do conhecimento que adquirimos, pudemos ampliar nossas habilidades e acumular novas experiências.”

A cerimônia também contou com a participação do Secretário de Saúde, Tiago Quintana, que reforçou a relevância desse marco histórico, enfatizando que o fruto dessa formação é a consolidação de uma equipe de agentes de saúde excepcionais. Ele ressaltou que essa conquista materializa um dos principais objetivos da administração municipal: a reestruturação abrangente da rede de atendimento primário.

O prefeito Jarbas da Rosa também fez questão de enaltecer a dedicação das agentes comunitárias. “Este é um dos maiores investimentos em saúde, pois quantas vidas vocês já salvaram? São inúmeras. Vocês não são apenas agentes de saúde; são amigas, mães, filhas e netas de quantas crianças, mulheres, avós? Quantas vezes ultrapassaram os limites do trabalho, atuando como mediadoras de questões pessoais e familiares? Vocês adentram os lares das pessoas e transformam suas vidas.”

A formação representou uma colaboração conjunta com o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde (Conasems) e da UFRGS.

Acompanhe
nossas
redes sociais