Desenho original da bandeira passa a compor acervo do museu

TRADIÇÃO VALORIZADA

Desenho original da bandeira passa a compor acervo do museu

Emblema foi instituído em 31 de março de 1975

Por

Desenho original da bandeira passa a compor acervo do museu
Prefeito Jonas recebe o desenho original da bandeira de Encantado (Foto: Matheus Laste)
Encantado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Em 31 de março de 1975, o prefeito Evaldo Zilio instituía a bandeira municipal para todo o território de Encantado. Símbolo oficial do município, o verde e vermelho representam as cores inseridas na Bandeira Mãe Pátria Itália, em homenagem aos imigrantes e descendentes que residem na Terra do Cristo Protetor. A cor branca representa a paz e harmonia que deve prevalecer entre os munícipes e, no centro, o Brasão com o lema “Vencerás pelo trabalho”.

Na quinta-feira, 10, no auditório Brasil do Centro Administrativo Adroaldo Conzatti, o desenho modelo original da bandeira foi entregue nas mãos do prefeito Jonas Calvi pelo promotor de Justiça do Rio Grande do Sul e membro da Procuradoria Geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Rodrigo López Zilio – filho de Zilio (in memoriam). O documento passará a compor o museu municipal.
A cerimônia contou com uma breve fala do advogado e escritor Carlos Alberto Schaffer que recordou memórias de Evaldo Zílio como pessoa e como prefeito. O escritor e filho do secretário municipal da época José Antônio Chanan, Adroaldo Chanan leu um texto de sua autoria sobre a bandeira.

Em sua manifestação, o prefeito Jonas Calvi enalteceu o momento que Encantado vive e a importância de se conectar ao passado. “É um ato simples, mas de um significado grandioso. Encantado aos seus 108 anos e falando de 1975. Se hoje ouvimos que o município tem na sua característica o empreendedorismo, o cooperativismo, é pela nossa história, nossas origens e a cultura de um povo trabalhador, que se dedica e que desde lá atrás contribuiu para fazer dessa cidade o que ela é hoje”, destacou.

“Esse evento tem um simbolismo muito especial. Se traz aqui em papel manteiga a bandeira, com algumas mensagens cifradas sugerindo a inversão das cores, mas que não foram acolhidas”, relata Zilio. Segundo ele esse é um trabalho para historiadores, e ressalta a importância da entrega. É aqui que consta o Brasão onde estão consolidados os valores mais essenciais da comunidade. Se faz um resgate com o passado, e esse conhecimento é essencial para que possamos reconhecer a identidade atual do município e se possa enfrentar os desafios que se visualizam no futuro. Espero que mais uma vez Encantado se reidentifique em suas raízes e possa continuar ser um município exemplo e acolhedor que faz parte do RS e do meu coração”, salientou. O promotor recebeu do prefeito Jonas a medalha Amigo de Encantado.

Acompanhe
nossas
redes sociais