A chegada do Papa

OPINIÃO | Renata Agostini

A chegada do Papa

Chegamos ao terceiro dia da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, nesta quinta-feira. Um dos dias mais esperados pelos peregrinos, que é a Acolhida ao Papa Francisco

Por

Atualizado quinta-feira,
03 de Agosto de 2023 às 08:03

A chegada do Papa
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Chegamos ao terceiro dia da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, nesta quinta-feira. Um dos dias mais esperados pelos peregrinos, que é a Acolhida ao Papa Francisco. A recepção oficial do Santo Padre ocorreu ontem, com visitas à autoridades locais e religiosos, já teve muitos jovens correndo e se aglomenrando para vê-lo passar pelas ruas de Lisboa. Eu também estava entre eles. Fiquei tão nervosa quando o carro estava se aproximando que até o celular mostrou memória cheia. Coisas que acontecem apenas nestes momentos únicos, talvez para nos deixarmos viver o presente apenas.

Já havia visto o Papa de perto na edição do Rio de Janeiro, em 2013, quando ajudei no cordão de isolamento na rua.

Também no Panamá, em 2019, no encontro de Francisco com os voluntários. Na ocasião tive a chance de estar no palco, mas sabia que aquelas cadeiras não estavam reservadas para mim e me contive a me manter no meu lugar. E, hoje, vejo o quanto isso faz sentido. Pois a Igreja mesmo diz que não devemos venerar ídolos, mas viver o Evangelho de Cristo.

Já somos mais de 350 mil inscritos presentes em Lisboa, a tentar viver em harmonia e na fé. A expectativa para o fim de semana alcança a marca de 1,5 milhão de jovens. Do Brasil, os números confirmados são cerca de 6 mil peregrinos. Confesso que me pareceu um número baixo, mas vejo como um reflexo da economia e momento pós-pandemia. A maioria das pessoas que estão aqui se esforçaram e economizaram muito para isso.

Conversava com bolivianas, que estavam com dificuldades para voltar para o alojamento devido à mudança de rotas de transporte e horários.

Percebi que elas não poderiam pagar um táxi, pois isso implicaria nas despesas da viagem. No fim, deu tudo certo, nos ajudamos e chegamos ao destino. E que, assim, sigamos nosso dia a dia, ajudando uns aos outros e aprendendo sempre.

Como Maria, levantemos e partamos apressadamente! Na vontade de viver, de amar, de sonhar e de espalhar a esperança.

Continuem acompanhando os boletins pela rádio A Hora, o vlog no Youtube e a viver, mesmo que à distância, este momento de jornada.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais