Prefeito confirma avanço na construção de monumento

TURISMO RELIGIOSO

Prefeito confirma avanço na construção de monumento

Foi formada uma comissão com presidente e uma equipe de engenharia para atuar no projeto

Por

Prefeito confirma avanço na construção de monumento
Tradicional Festa da Gruta inspirou estátua de Nossa Senhora de Lourdes (Foto: Divulgação)
Anta Gorda

O prefeito de Anta Gorda, Francisco Frighetto, revelou que o município avança em direção a construção do monumento a Nossa Senhora de Lourdes. Segundo o gestor, a licença ambiental foi concedida para abrir uma clareira no morro Travesin, ponto mais alto da cidade. O objetivo dessa iniciativa é pavimentar, aproximadamente, um quilômetro em meio à mata, até o local onde a estátua da santa será erguida. A escolha do material mais adequado será baseada em uma análise ambiental cuidadosa. Ele destaca que uma comissão, composta por um presidente e uma equipe de engenheiros, trabalha ativamente nessa proposta.

Frighetto recorda que esse é um projeto antigo, que remonta da administração do prefeito Celso Casagrande, cujo trabalho foi essencial para que se debatesse o valor do turismo religioso e formas de concretizar tais ideias. “O prefeito Calvi reforçou, em uma reunião, que o Cristo Protetor seria uma obra completa se ajudasse a fomentar o turismo nas cidades vizinhas. Nesse momento fiz eco as palavras dele, e complementei que, se o Filho está em Encantado, a Mãe está em Anta Gorda”, relembra o gestor.

Nossa Senhora de Lourdes já faz parte da rota turística do município, que conta com quase 6 mil habitantes. A gruta localizada no Distrito de Itapuca, no interior de Anta Gorda, já abriga uma imagem da santa. Segundo Frighetto, trata-se da maior gruta da América Latina, medindo 30 metros de largura, 3 metros de altura e 115 metros de comprimento. A caverna já possui infraestrutura e uma área destinada para acampamentos.

Amat

O prefeito Friguetto foi um dos maiores defensores da emancipação da Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat) após a desvinculação da maioria das cidades do G18 da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat). Na sua avaliação, a ruptura amigável do bloco tem se mostrado benéfica em vários sentidos.

“Agora conseguimos participar das discussões que lá atrás, quando a separação ocorreu, não existiam. Era nossa visão unir a região alta do Vale do Taquari, alto da serra do Botucaraí e a região dos Vinhedos”, ressalta Frighetto. O prefeito também pontua que Serafina Corrêa provavelmente integrará os municípios da Amat. “Construir pontes e unificar as potencialidades da região rumo ao progresso é o nosso objetivo”, salienta.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais