CTG Giuseppe Garibaldi se destaca no 33º Rodeio Artístico Regional

Tradição

CTG Giuseppe Garibaldi se destaca no 33º Rodeio Artístico Regional

Cinco integrantes passaram para a etapa inter-regional, que antecede o Enart

Por

Atualizado quarta-feira,
14 de Junho de 2023 às 11:38

CTG Giuseppe Garibaldi se destaca no 33º Rodeio Artístico Regional
Integrantes do CTG Guiseppe Garibaldi se classificaram para etapa inter-regional que ocorre em outubro (Foto: Divulgação)
Encantado

Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Giuseppe Garibaldi se consagrou durante o 33º Rodeio Artístico Regional, evento que uniu mais de 3 mil espectadores ao longo de sábado e domingo em Teutônia. As invernadas premiadas foram: pré-mirim (1º lugar), mirim (4º lugar), juvenil (1º lugar), adulta (1º lugar) e veterana (1º lugar). Quase mil competidores e cerca de 650 dançarinos participaram das principais modalidades culturais nativas do RS.

Uma das fases do rodeio foi a classificação dos competidores da categoria adulto para a etapa inter-regional, que antecede o prestigiado Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). Os aprovados do CTG Giuseppe Garibaldi são: Ramon Mazzarino (Declamação Masculina), Thaís Elói Weber (Declamação Feminina), Henrique Pitol (Chula e Gaita Piano), Douglas Soares Radaelli (Gaita Piano) e Jeverson Calvi (Intérprete Vocal). A próxima fase ocorrerá em Sarandi, no mês de outubro.

Conforme a patroa do CTG, Adriane Zanotelli Fassini, os resultados alcançados pela entidade são um trabalho realizado por uma família que cresce junto com seus dançarinos. “Temos pais atentos e dedicados, nosso instrutor que há 10 anos desenvolve um belíssimo trabalho em todas as invernadas, coordenadores que dão todo o suporte aos grupos e nossos dançarinos que quando se apresentam exaltam amor, dedicação e felicidade”, exalta. O instrutor Ricardo Pan Bordignon, pontua que a preparação dos dançarinos é muito intensa, devido a importância do evento. “Nas últimas semanas os ensaios eram quase diários. Esse preparo é a chave de grandes resultados e por meio disso tivemos um resultado histórico neste final de semana”, comenta. Em rotina normal, os ensaios ocorrem uma vez por semana.

Para o dançarino e coordenador artístico, Ismael Girardi, foi uma sensação única estar no palco do rodeio regional. O grupo se reestruturou em 2023 e trabalhou com muita dedicação e empenho para a competição.

“E no domingo tivemos a gratificação por todo o tempo dedicado. Há alguns anos buscamos essa conquista, e ela chegou para mostrar que estamos no caminho certo. Tenho gratidão em fazer parte desse time que veste a mesma camisa e batalha pelo mesmo sonho”, enfatiza Girardi.

“Tudo é realizado com muita humildade, colocando uma pedra de cada vez, trilhando o melhor caminho para nossa entidade e desenvolvimento de nossas crianças e jovens, sem perder a essência da nossa cultura e tradicionalismo”, ressalta Adriana. Ela afirma que a união do grupo foi um dos pilares responsáveis pelos bons resultados. “O CTG é a extensão da minha casa. Aqui fiz amigos para a vida toda, tradicionalismo também é isso, firmar laços de amizade permanentes”.

O próximo passo é focar no trabalho e preparo para a etapa inter-regional. “Não gosto de criar expectativas, viemos de uma grande frustração no ano anterior, o que tornou essa reestruturação do grupo bem delicada. Temos objetivos e metas para esse ano e acredito que com muita humildade e trabalho, alcançaremos todos eles”, comenta Girardi. A patroa do CTG também reforça que os esforços de todos em prol de um objetivo trará os resultados esperados. “Tenho certeza que alcançaremos nosso sonho e poderemos mostrar ao Rio Grande o belo trabalho que nosso grupo está realizando”, detalha.

Acompanhe
nossas
redes sociais