APL Alimentos e Bebidas detalha conquistas e projeta fortalecer atuação regional

VALE DO TAQUARI

APL Alimentos e Bebidas detalha conquistas e projeta fortalecer atuação regional

Plenária ontem marcou um ano da certificação do Arranjo Produtivo por parte do Estado. Grupo se aproxima de 40 empresas associadas

Por

Atualizado quarta-feira,
14 de Junho de 2023 às 10:26

APL Alimentos e Bebidas detalha conquistas e projeta fortalecer atuação regional
Reunião no auditório do Sesc teve uma prestação de contas da atuação do APL (Foto: Mateus Souza)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A coordenação do Arranjo Produtivo Local (APL) Alimentos e Bebidas apresentou ontem, 13, um resumo das atividades e acontecimentos ocorridos desde que obteve a certificação por parte do Estado, há um ano. A plenária, promovida no auditório do Sesc Lajeado, também serviu para troca de experiências e detalhamento de eventos futuros.

Desde que foi oficialmente criado, em outubro de 2021, o APL busca potencializar os dois segmentos no Vale do Taquari. Reuniões, eventos, palestras, visitas a empresas e workshops marcaram o período, com entregas importantes, de acordo com a coordenadora do grupo, Aline Eggers Bagatini.
Um dos principais acontecimentos, conforme Aline, foi o fato de que cinco empresas conseguiram se habilitar e encaminharam projetos via Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (Fundopem).

“Também assinamos termo de cooperação com o Senai e o Instituto de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, trazendo benefícios às empresas participantes”, destaca.
Entre as novidades previstas, está a realização do Foodtech Summit, evento que deve ocorrer em agosto, numa organização conjunta com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Trata-se de uma entrega muito importante, com palestras de renome nacional para falar das tendências mundiais e trazer inspirações”, frisa a gestora.

Adesão de empresas

Um dos objetivos para o próximo ano é agregar mais empresas associadas ao APL Alimentos e Bebidas. Hoje, conforme Aline, são 38. O trabalho de prospecção, segundo ela, é fundamental para fortalecer o grupo. A iniciativa de visitar as empresas in loco também contribui neste processo.
“É um trabalho importante de buscar as empresas e mostrar os ganhos que elas tem ao participar do APL. Mas o que funciona mesmo é quando uma empresa convida a outra. Tem essa troca de informações, de experiências, essa provocação para inovar. Então, dessa forma fica mais fácil a adesão”, observa Aline.

 

Trajetória do APL-VT

– O Arranjo Produtivo Local Alimentos e Bebidas foi criado oficialmente em novembro de 2021, após sucessivas reuniões entre as empresas interessadas, com o objetivo de potencializar o setor na região;

– Em 13 de junho do ano passado, veio o reconhecimento por parte do Estado, que emitiu certificação à APL. A partir disso, todas as empresas associadas passam a usufruir de benefícios tributários e incentivos fiscais, como o Fundopem;

– Ao todo, são 38 empresas associadas. Três estratégias fazem parte do planejamento da entidade: qualificação, comunicação e finanças. Foram instituídas por meio de uma consultoria, que abordou necessidades, dificuldades e potenciais do setor.

Acompanhe
nossas
redes sociais