Saidan planta mais de 50 mudas em comemoração aos 70 anos

LAJEADO

Saidan planta mais de 50 mudas em comemoração aos 70 anos

Atividade marca aniversário da instituição, celebrado em outubro deste ano. Momento contou com auxílio de profissionais, voluntários e acolhidos

Por

Atualizado sábado,
10 de Junho de 2023 às 07:59

Saidan planta mais de 50 mudas em comemoração aos 70 anos
Plantação de pomar contou com mudas de maçãs, abacate, entre outras
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Em homenagem aos 70 anos da Saidan Associação Assistencial, comemorada no dia 30 de outubro deste ano, a instituição organizou, na tarde dessa sexta-feira, 9, o plantio de um pomar. A ação contou com auxílio dos associados, funcionários e acolhidos.

Jorge Felipe Eckert, presidente da instituição, comentou que o objetivo da atividade é fazer com que os acolhidos tenham contato, aprendam e criem hábitos de utilização das frutas na alimentação. Além de aprender como produzi-las, a atividade também vai auxiliar na redução de custos do local.

Eckert salienta que uma das maiores preocupações é a formação individual dos acolhidos. “Eu vejo com muita importância o aprendizado na produção e alimentação do indivíduo. Por isso, esse contato é incentivado”, acrescenta.

Todas as pessoas que possuem vínculo com a instituição foram chamadas para auxiliar. Durante a atividade, foram plantadas 55 árvores frutíferas. Há, ainda, um projeto para que se aumente o número de árvores plantadas.

Também há previsão de uma série de atividades em homenagem ao aniversário da instituição. Entre elas, um jantar comemorativo, previsto para ocorrer dia 30 de outubro.

Um ambiente
de acolhida

A Saidan, fundada em 1953, foi a primeira instituição filantrópica fundada na cidade de Lajeado. Ela foi criada para auxiliar no momento da epidemia de tuberculose. “A Saidan nasceu dentro desse espírito de ajudar as pessoas que não tinham auxílio. O objetivo sempre foi voltado àqueles que necessitassem do apoio externo”, explica Eckert.

Plantio foi feito por voluntários, profissionais e acolhidos da Saidan

Após o período, a instituição passou a acolher meninos de 5 a 14 anos. O local contou com a fundação de uma escola agrícola-industrial, para que houvesse, além de um abrigo, aprendizagem e formação profissional.
Hoje, a Saidan trabalha na constituição de um centro educacional, com atuação na área de profissionalização de jovens da zona sul de Lajeado.

Acompanhe
nossas
redes sociais