Após condenações, PSB busca  se reorganizar para 2024

POLÍTICA

Após condenações, PSB busca se reorganizar para 2024

Atual presidente Daniel Fontana não sabe se continua no comando da sigla. Prioridade é preparar uma nominata competitiva e recuperar cadeira no Legislativo que foi cassada pela Justiça

Por

Atualizado domingo,
11 de Junho de 2023 às 08:34

Após condenações, PSB busca  se reorganizar para 2024
Daniel Fontana (Foto: Arquivo A Hora)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Impactado pelo julgamento do caso das candidaturas fictícias, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) busca se reorganizar para as eleições de 2024. Com seus principais expoentes impedidos de concorrer por conta da decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), a sigla tenta formar uma nominata competitiva à eleição proporcional para retornar à câmara de vereadores após a cassação do mandato de Adriano Rosa.

No entanto, há incertezas. A começar pelo comando do partido. Atual presidente e candidato a prefeito em 2020, Daniel Fontana está entre os nomes declarados inelegíveis pela Justiça Eleitoral. Por isso, não sabe se continuará à frente do PSB. “Com essa decisão, não sei se isso será possível. Aí, teríamos que buscar um novo presidente. Mas é claro que vamos entrar com recurso”, adianta.

Fontana descarta uma eventual candidatura, caso consiga reverter a condenação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para ele, há outros nomes que pedem passagem na agremiação. “Contamos com pessoas dispostas a buscar uma eleição majoritária. Temos disposição para isso. Mas o partido vai avaliar o cenário com toda a calma”.

Até o momento, o PSB não foi procurado, nem abriu conversas com outros partidos para discussões sobre coligações em 2024. Na última eleição, recebeu o apoio do Podemos, hoje sem representação na cidade após a saída de seu principal nome, Leonardo Stephan, que rumou para o União Brasil em 2022.

Novas filiações

Apesar do momento difícil recente, Fontana salienta que o PSB tem conseguido agregar novos filiados, com destaque para lideranças de diferentes bairros. “Toda semana têm chegado novas pessoas para participarem conosco. Hoje, temos mais de 200 filiados”, frisa.

Na última eleição, o PSB lançou 22 nomes para a corrida ao Legislativo. Fontana lembra que a maioria ainda está apta a concorrer, visto que a inelegibilidade por oito anos não atingiu toda a nominata. “De certa forma, isso nos conforta. Estamos nos organizado e certamente vamos disputar as próximas eleições”.

O PSB fez 3.820 votos para vereador em 2020. Destes, 516 foram conquistados por Adriano Rosa, único eleito. Já Fontana somou 2.038 votos na corrida à prefeitura, sendo o terceiro colocado, atrás de Marcelo Caumo (reeleito) e Márcia Scherer.

Acompanhe
nossas
redes sociais