Seminário alerta produtores sobre a gripe aviária

cuidados sanitários

Seminário alerta produtores sobre a gripe aviária

Por

Seminário alerta produtores sobre a gripe aviária
Fiscal sanitário do Estado falou sobre os cuidados sanitários nas granjas (Foto: Gabriel Santos)
Sério
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Com o objetivo de intensificar medidas de proteção contra a Influenza Aviária em granjas do Vale do Taquari, produtores ligados ao setor estiveram reunidos em um seminário que tratou sobre o avanço da doença e o surgimento dos primeiros casos no Rio Grande do Sul.

O seminário ocorreu no salão paroquial em Sério, organizado pela Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente em conjunto com a Secretária Estadual de Agricultura e Pecuária.
De acordo com o secretário Carlos Brant, a organização do evento é uma forma de alertar os produtores sobre a doença que é atual e preocupante. “O setor avícola tem uma importância muito grande na nossa economia.

Muitas famílias têm ali a sua principal fonte de renda. Então é importante conscientizar os produtores sobre um futuro problema sanitário e econômico”.
Um dos convidados no evento, Felipe Lopes Campos, veterinário e fiscal estadual agropecuário, detalhou aos agricultores os cuidados necessários e medidas que devem ser tomadas nas propriedades para evitar um problema maior. Desde o surgimento dos primeiros casos na Reserva Ecológica do Taim, entre Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, todas equipes de vigilância sanitária estão em alerta.

A Influenza Aviária é uma doença viral altamente contagiosa e afeta aves domésticas e silvestres. Entre os principais sintomas aos animais estão a dificuldade respiratória, secreção nasal, diarréia e mortandade. “É importante o produtor notar estes sintomas. Em caso positivo comunicar imediatamente a Secretaria local e inspeção veterinária”, afirma Felipe.

Cuidados

A recomendação aos avicultores neste momento é de revisão das estruturas físicas em granjas para melhor sanidade animal. Alguns dos procedimentos a serem tomados é a instalação de telas, que evitem a entrada de outras aves e a correção de falhas ou vedações nos aviários.

Um caso positivo da doença em uma granja pode causar o isolamento sanitário e interdição de outras propriedades em um raio de até 10 quilômetros.

Recomendações

  • Utilização de roupas e calçados fechados dentro dos aviários;
  • Manter o registro de entrada de pessoas;
  • Evitar contato com outras aves;
  • Proteção de fontes e caixas de água.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais