Suinofest espera público ainda maior no segundo fim de semana

ENCANTADO

Suinofest espera público ainda maior no segundo fim de semana

Primeiros dias reuniram cerca de 10 mil pessoas no parque João Batista Marchese. Ingressos antecipados para sábado à noite já foram todos vendidos

Por

Suinofest espera público ainda maior no segundo fim de semana
Foto: Diogo Fedrizzio
Encantado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Suinofest, maior festa gastronômica de carne suína do estado, teve sua abertura no parque João Batista Marchese, no sábado de manhã, com a união de gastronomia, cultura, negócios e entretenimento. Cerca de 10 mil pessoas circularam em Encantado até o fim de domingo, 4. Só o Salão Gastronômico reuniu um público de 2.780 pessoas durante todo o fim de semana.

A fala de abertura foi realizada pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), Álex Herold, que enalteceu o retorno da feira após a última edição em 2019. “A Suinofest representa uma importante matriz econômica e social. Os desafios da produção sustentável de proteína animal no RS precisam da atenção das autoridades competentes. São mais de duas mil famílias que dependem dessa produção”, detalhou. Segundo ele, a feira é essencial para a economia do município e já movimentou mais de 10 milhões de reais na região.

A secretária executiva da ACI-E, Bernardete Rissi, conta que, de um modo geral, a entidade está muito feliz com a resposta do público nesse primeiro final de semana. “Foram dois dias de muito sol, e o parque recebeu pessoas das mais diversas regiões. Teve a Caravana de Maravilha de Santa Catarina, que no sábado visitou atrações de outros municípios do Vale do Taquari e no domingo conheceu o Cristo Protetor e almoçou na Suinofest. É uma grande satisfação receber esses visitantes. É novo para nós, assim como agradecer tantos de Porto Alegre, Canoas, Brochier, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Montenegro, Canoas, Rolante, Arroio do Meio, Santa Cruz do Sul, Lajeado, Venâncio Aires e ainda, representantes do estado de Santa Catarina”, aponta.

Salão gastronômico

Conforme o coordenador de gastronomia da Suinofest 2023, Thiago Fachinetto, a expectativa é atingir a marca de 13 mil pessoas no Salão Gastronômico ao longo do evento. “No próximo final de semana aguardamos um público maior e, consequentemente, um consumo ainda maior de itens no salão”, complementa. Bernardete acrescenta que os ingressos antecipados para a noite de sábado estão todos vendidos. “Conforme as pessoas saírem do salão gastronômico serão disponibilizados novos bilhetes para serem adquiridos na hora. Para sábado e domingo ao meio dia ainda temos entradas à venda”, ressalta.

Alguns ajustes de equipe ainda precisam ser realizados, mas os preparativos para as programações por vir continuam com toda energia. “Contamos com o apoio de uma equipe de quatro pessoas para manutenção técnica. Encanador, eletricista, motorista, chefe da manutenção, estão todos sempre a disposição para qualquer imprevisto”, comenta Bernardete.

Esse ano a entidade também tem o auxílio da engenheira de alimentos, Jaine Simonetti, cuja função é garantir o processo e se certificar da qualidade do produto. “Ela passa por todos os estandes e coleta as amostras, que são lacradas e guardadas em congelador por até 72 horas”, afirma a secretária executiva.

Programação de shows para os próximos fins de semana

  • Sábado meio-dia (10/6) – Sul Itália
  • Sábado noite (10/6) – Zé & Elias
  • Domingo meio-dia (11/6) – Banda Rosa’s
  • Sábado meio-dia (17/6) – Leandro Mallmann e Banda
  • Sábado noite (17/6) – Deise & Zilo
  • Domingo meio-dia (18/6) – Banda K’necus

Acompanhe
nossas
redes sociais