Evento formará comissão para os 200 anos da imigração alemã

ARROIO DO MEIO

Evento formará comissão para os 200 anos da imigração alemã

Projeto 2024 promove a 2ª edição de uma roda de conversa em Arroio Grande no próximo dia 30 de junho

Por

Atualizado terça-feira,
06 de Junho de 2023 às 14:00

Evento formará comissão para os 200 anos da imigração alemã
José Eduardo Ely, presidente da ACMA e advogado (Foto: Rodrigo Gallas)
Arroio do Meio
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Projeto 2024 de Arroio do Meio promove a 2ª edição de uma roda de conversa para debater os caminhos aos 200 anos da imigração alemã na região. A ideia do grupo é formar uma comissão para atuar nos preparativos ao evento que celebrará o aniversário.

O encontro ocorre em Arroio Grande, no dia 30 de junho. O assunto foi detalhado em entrevista ao programa O Vale em Pauta, da Rádio A Hora 102.9, desta terça-feira, 6. A proposta foi criada em parceria da Associação Cultural e Musical (ACMA) e o Círculo de Amigos de Boppard. Conforme o presidente da ACMA e advogado, José Eduardo Ely, a programação ainda não está definida.

Ele explica que a criação do projeto foi debatido em 2021. “Observamos o movimento de outros municípios e pensamos que essa data não poderia passar despercebida em Arroio do Meio, que também possui traços da imigração”, pontua.

Para viabilizar, a ACMA buscou um consórcio com o Círculo de Amigos de Boppard. De acordo com Ely, o principal objetivo do Projeto 2024 é envolver a comunidade, setores da sociedade civil e imprensa e disseminar a cultura alemã até o ano que marca o bicentenário da imigração no Estado e Brasil.

Entre as atividades concretas já colocadas em prática estão: jornal semestral “Spuren”, colunas mensais em impresso local, resgate de documentos e materiais de interesse histórico, mapeamento de locais de interesse histórico e o livro “Arroio do Meio canta em alemão.”

Assista a entrevista na íntegra 

Acompanhe
nossas
redes sociais