Evento formará comissão para os 200 anos da imigração alemã

ARROIO DO MEIO

Evento formará comissão para os 200 anos da imigração alemã

Projeto 2024 promove a 2ª edição de uma roda de conversa em Arroio Grande no próximo dia 30 de junho

Evento formará comissão para os 200 anos da imigração alemã
José Eduardo Ely, presidente da ACMA e advogado (Foto: Rodrigo Gallas)
Arroio do Meio

O Projeto 2024 de Arroio do Meio promove a 2ª edição de uma roda de conversa para debater os caminhos aos 200 anos da imigração alemã na região. A ideia do grupo é formar uma comissão para atuar nos preparativos ao evento que celebrará o aniversário.

O encontro ocorre em Arroio Grande, no dia 30 de junho. O assunto foi detalhado em entrevista ao programa O Vale em Pauta, da Rádio A Hora 102.9, desta terça-feira, 6. A proposta foi criada em parceria da Associação Cultural e Musical (ACMA) e o Círculo de Amigos de Boppard. Conforme o presidente da ACMA e advogado, José Eduardo Ely, a programação ainda não está definida.

Ele explica que a criação do projeto foi debatido em 2021. “Observamos o movimento de outros municípios e pensamos que essa data não poderia passar despercebida em Arroio do Meio, que também possui traços da imigração”, pontua.

Para viabilizar, a ACMA buscou um consórcio com o Círculo de Amigos de Boppard. De acordo com Ely, o principal objetivo do Projeto 2024 é envolver a comunidade, setores da sociedade civil e imprensa e disseminar a cultura alemã até o ano que marca o bicentenário da imigração no Estado e Brasil.

Entre as atividades concretas já colocadas em prática estão: jornal semestral “Spuren”, colunas mensais em impresso local, resgate de documentos e materiais de interesse histórico, mapeamento de locais de interesse histórico e o livro “Arroio do Meio canta em alemão.”

Assista a entrevista na íntegra 

Acompanhe
nossas
redes sociais