Na cultura italiana, a força comunitária

Tradição

Na cultura italiana, a força comunitária

O Parque João Batista Marchese se transforma no palco da Suinofest nos próximos três fins de semanas. No Salão Gastronômico, ficam as grandes atrações da festa, preparadas pela comunidade, de forma voluntária

Por

Na cultura italiana, a força comunitária
Os voluntários se encontraram às 6h de sexta-feira para começar a produção da polenta. A programação se repete por três fins de semana (Foto: Júlia Amaral)
Encantado

Antes das 6h, às vésperas da abertura da maior feira gastronômica de Encantado, os integrantes do Coral da Comunidade São Carlos preparam os grandes panelões no salão da Comunidade de Linha Jacarezinho. Com a mistura certa de água e farinha de milho, cerca de 500 quilos de polenta são cozinhados pelos voluntários. O prato acompanha a carne suína, preparo principal da Suinofest.

O evento ocorre no Parque João Batista Marchese, com programação em três fins de semana: 3 e 4, 10 e 11, e 17 e 18. Em cada um deles, uma escala de voluntários é feita para o trabalho na festa que, este ano, espera mais de 35 mil pessoas.

Para os membros do coral, o preparo da polenta é também um momento de integração. Por isso, assim que chegam na cozinha, começam a cantoria. São utilizadas cerca de 10 panelas para cozinhar a farinha que deve ficar no fogo por cerca de 1h30min. Depois, a polenta é colocada em vasilhas para esfriar, até a hora de fritar.

A prática e a receita seguida sob medida são os segredos do preparo. “Tem que ter as medidas, tanta água com tanta farinha que não dá errado”, conta Nilsi Sartori, que participa do momento desde a primeira edição, há mais de 20 anos.

A parceria é feita com a Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), que promove o evento e paga para a comunidade produzir. O valor é destinado para melhorias na estrutura da instituição.

Antes do evento

Mas a preparação para a festa já começa mesmo antes dos dias de programação, quando o presidente da comunidade, Jaderson Agostini, limpa as bandejas e panelas para o preparo gastronômico. O exemplo vem de casa, já que os pais também foram presidentes da comunidade e se envolviam na organização.

“Desde metade de maio até o fim de junho eu vivo a Suinofest”, destaca, já que toda administração do trabalho da comunidade na festa é feita por ele. “A gente tem um espírito comunitário muito forte aqui em Jacarezinho e as pessoas se oferecem para trabalhar. Tem pessoas que estão há 20 anos como voluntários”.

Cozinha familiar e com afeto

A carne suína é a estrela da festa, no Salão Gastronômico. Com ela, são feitas pizzas, pastéis, bolinhos, entre outros. Conforme dados da ACI-E, nas últimas festas foi consumida cerca de uma tonelada de comida.

Desde 2013, as produções gastronômicas são coordenadas por Tiago Fachinetto, que tem apego pela cozinha muito antes da Suinofest. “É culinária de vó e mãe para filho”, reforça.

Para ele, a festa cresceu pela força comunitária, que fez a programação ficar conhecida em todo estado. “Desde a primeira edição a gente conta com a comunidade de Jacarezinho, que ajuda a organizar tudo e são todos voluntários”, conta.

Hoje, a Suinofest é conhecida como um dos maiores eventos de carne suína do RS. O preparo dos leitões é comandado por Gerson Dutra, que às 3h da manhã de sábado dá início aos trabalhos, para que às 11h a carne possa ser servida. “Fizemos a fogueira aqui no parque mesmo. São em média 100 leitões, da Dália Alimentos, que limpos pesam cerca de 20 quilos cada”, conta.

Atraídos pela festa

A comida e a alegria da festa chamam atenção até mesmo fora do estado. No fim da tarde de sexta-feira, 2, um grupo de 45 turistas deixou a cidade de Maravilha, em Santa Catarina, rumo à Teutônia. A primeira parada no Vale é no Ônibus Cervejeiro, atração que ocorre no sábado e passa por diferentes pubs e cervejarias da região.

No dia seguinte, é a vez de conhecer a Suinofest. “A expectativa é grande. Soubemos da festa por conta de amigos e ficamos investigando até que a Secretaria de Turismo de Encantado nos avisou da data”, conta Nilson Luiz Delazere, proprietário da Nico Turismo, responsável por organizar a viagem.
Conforme Delazere, depois que o roteiro foi montado, não foi difícil encontrar turistas dispostos a conhecer a região. “Foi um desafio montar algo diferente do normal. Mas não tem muitos eventos assim por aqui”, comenta.

Os 500 km até Encantado são feitos de ônibus. No sábado, o grupo fica hospedado em hotéis de Teutônia e, no domingo, no município sede da festa. “Estamos muito felizes por fazer parte do evento deste ano e estamos presentes no próximo, com certeza”, diz Delazere.

O início de tudo

A primeira edição do evento ocorreu em maio de 1995, organizado pelo governo municipal. Na época, o objetivo era chamar a atenção dos moradores para o consumo e produção da carne suína, já que o município tinha como força econômica o Frigorífico Costi e a Cooperativa Dália.

“Somente 2% do que era abatido na Dália, por exemplo, era produzido no município. Então se criou o evento, na época, para aumentar a produção e para falar da importância da carne na mesa das famílias”, destaca Gilson Conzatti, presidente da Câmara de Vereadores da época.

Ele lembra que, naquele ano, todos os restaurantes da cidade se comprometeram em ter como prato principal a carne suína. Depois, o município passou a festa para a associação comercial, que mudou o conceito do evento. “Virou uma festa gastronômica, como está hoje, e tem eventos paralelos”.

A ideia deu resultado e a produção, naquele início, passou a representar pelo menos 10% dos abates da cooperativa. Além disso, foram criados condomínios de produtores, na Linha Angola e Linha Jacarezinho, que receberam instruções e participaram de seminários. O produtor de suíno começou a ter renda e mudou a visão dos produtores.

A Suinofest 2023 é uma realização da ACI-E, com apoio da administração municipal. O patrocínio master é da Cooperativa Dália Alimentos e Sicredi Região dos Vales.

Acompanhe
nossas
redes sociais