Simulação desperta consciência no trânsito

TEUTÔNIA

Simulação desperta consciência no trânsito

Atividade encerrou campanha do Maio Amarelo e fez alerta sobre uso do celular ao volante

Por

Simulação desperta consciência no trânsito
Ação ocorreu na manhã de ontem e mobilizou bombeiros, Brigada Militar e agentes de trânsito do município. Crédito: Alexandre Miorim
Teutônia
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Uma simulação de acidente na manhã de ontem mobilizou servidores municipais, Brigada Militar e equipe de resgate dos Bombeiros Voluntários. A ação encerrou as atividades alusivas à campanha Maio Amarelo, dedicada à conscientização sobre responsabilidade no trânsito. A encenação ocorreu na Avenida 1 Leste, próximo à prefeitura, e durou cerca de 30 minutos.

Conforme o coordenador de Trânsito do município, Carlos Peixoto, o intuito foi sensibilizar a comunidade sobre condutas adequadas ao volante, para promover uma cultura de educação e respeito às normas e, por consequência, reduzir os índices de acidentes. “Esta encenação toda serve para conscientizar os motoristas a todo o cuidado possível”, comenta.

Com placas de alerta a aplicativos de mensagens, a utilização indevida do telefone celular durante o ato de dirigir foi um dos principais alvos da ação de ontem. “É um segundo que você olha para responder uma mensagem, pode bater em alguma coisa, em outro veículo ou atropelar uma pessoa. É uma vida às vezes que se perde pelo simples fato de querer responder uma mensagem”, comenta.

Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, a distração pelo uso do celular é a terceira maior causa de mortes no trânsito em nível nacional. Segundo dados de 2022, são 154 óbitos por dia, 54 mil por ano. Fica atrás do consumo de álcool e o excesso de velocidade. Essa infração gera sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 293,47.

Indicadores geram alerta

Dados da unidade dos Bombeiros Voluntários de Teutônia mostram crescimento no número de ocorrências no município que foram atendidas pela corporação. Na soma entre acidentes veiculares e atropelamentos, foram 162 registros em 2021; 195, em 2022; e 86, de janeiro a maio deste ano. O balanço envolve todos os tipos de acidentes, como quedas de moto, saídas de pista e colisões.

O subcomandante dos bombeiros, Daniel Grave, destaca a importância de sempre ressaltar os cuidados no trânsito. “Às vezes muitas coisas passam despercebidas, como falta de atenção dos condutores que acaba gerando um acidente. Esses simulados geram uma visibilidade grande, assim podendo fazer uma maior conscientização ao público no geral”, avalia.

Muito além de bens materiais

A ação foi idealizada pela Triauto Proteção Veicular. Conforme o consultor representante Odimar Vargas, a empresa propôs a iniciativa e recebeu o pronto apoio do Departamento de Trânsito, da BM e dos Bombeiros Voluntários. A sucata do veículo usada para a encenação e as faixas de conscientização foram cedidas para a atividade.

Conforme Vargas, como o negócio é dedicado ao ramo da proteção veicular, percebe-se no dia a dia o alto índice de acidentes. “A gente vê o quão importante é conscientizar motoristas, pedestres, ciclistas e todos que usam as vias, a terem cuidado. Num momento de distração, pode ocorrer a perda de bens materiais, mas também pode custar a vida de alguém”, salienta.  Durante o mês de maio, ações semelhantes ocorreram nas cidades de Pelotas, Taquari e Lajeado, antes do encerramento da campanha em Teutônia.

Acompanhe
nossas
redes sociais