“Junho Vermelho” busca aumentar rede de doadores de sangue

SOLIDARIEDADE

“Junho Vermelho” busca aumentar rede de doadores de sangue

No Hemovale, em Lajeado, chegada do inverno reduz pela metade público para doação

Por

Atualizado quinta-feira,
01 de Junho de 2023 às 11:50

“Junho Vermelho” busca aumentar rede de doadores de sangue
Foto: Henrique Pedesini
Lajeado

Mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação de sangue, o “Junho Vermelho” tenta incentivar as pessoas a ae tornarem doadoras. Realizada em todo o Brasil, a campanha ocorre em um dos momentos mais delicados nos bancos de sangue do Rio Grande do Sul, devido ao aumento no frio.

No Hemovale, em Lajeado, o número de voluntários que se habilita para doar reduz de 40 para 20 pessoas por dia, uma queda de 50%, conforme a enfermeira responsável Marina Vieira. “Só que a demanda não reduz. Atendemos todos municípios da região e ainda hospital SUS de Montenegro. Muitas vezes os estoques ficam quase vazios”, alerta.

Além da divulgação na imprensa e ações em rede social, o Hemovale de Lajeado possibilita agendamento para que a coleta seja feita no menor tempo possível e aos sábados pela manhã. O Banco de Sangue Hemovale fica nas dependências do Hospital Bruno Born (HBB), no Centro de Lajeado. Interessados em agendar doação podem ligar para (51) 3748-0442. O atendimento é de segundas às sextas das 7h30 até 13h e aos sábados das 7h até 11h.

Alguns requisitos para ser doador

– Estar em boas condições de saúde;

– Ter entre 16 e 69 anos. Os menores de 18 anos, devem estar acompanhados de responsável que assinará um termo de autorização.

– Peso minimo de 50 quilos

– Ter se alimentado antes de doar.

– Apresentar documento com foto

– Respeitar intervalos entre as coletas. Os homens podem doar até quatro vezes ao ano. E as mulheres três vezes no periodo de 12 meses.

Ouça a reportagem na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais