Buracos geram críticas de empresários e usuários da Bento Rosa

LAJEADO

Buracos geram críticas de empresários e usuários da Bento Rosa

Rua, que faz parte do traçado original da Rota da Inovação, sofre com problemas de infraestrutura, sobretudo após enxurradas. Para secretário de Obras, é necessária um recapeamento completo da pista

Por

Atualizado quarta-feira,
14 de Junho de 2023 às 08:58

Buracos geram críticas de empresários e usuários da Bento Rosa
Condições da rua geram reclamações. Chuvas agravaram problemas. Crédito: Mateus Souza
Lajeado

Considerada uma das rotas de entrada e saída de Lajeado, a rua Bento Rosa convive com os buracos em um dos trechos mais movimentados. As más condições de trafegabilidade na altura do bairro Hidráulica, próximo à divisa com o bairro Carneiros, incomodam moradores, empresários e trabalhadores.

Trata-se de um problema antigo de infraestrutura, conforme relatos de quem circula pelo local diariamente. A situação se agrava em períodos chuvosos, como na enxurrada do começo deste mês. As medidas do governo municipal, paliativas, têm se mostrado insuficientes para minimizar os prejuízos.
Um empresário das redondezas, que prefere não se identificar, ressalta que, por se tratar de uma via muito utilizada para acessar Lajeado, a atenção deveria ser maior do Poder Público. “Fica muito feio para a cidade”, critica.

Recapeamento
Secretário de Obras de Lajeado, Fabiano Bergmann reconhece que a Bento Rosa apresenta condições longe do ideal. Cita que a via é monitorada com frequência e, sempre que necessário, são executadas intervenções na pista. “A cada chuvarada que passa, surgem danos que precisam ser reparados”, salienta.

Para Bergmann, é necessário um recapeamento completo da rua, o que necessitaria de um aporte significativo de recursos. Ressalta que já fez uma solicitação ao prefeito Marcelo Caumo para que o problema seja solucionado.

“O problema daquela pista é bem grave. Já vem de anos. Ela está toda rachada por baixo e, quando ocorrem as chuvas fortes, o asfalto acaba rachando devido ao tráfego pesado de caminhões e ônibus. Na hora que solta um pedaço, entra água facilmente e o buraco vai ficando maior”, ressalta.

Rota da Inovação

Uma das ações previstas ao Pro_Move Lajeado foi a criação da Rota da Inovação. A proposta inicial era de um percurso a partir da Bento Rosa, nas proximidades do Tecnovates, até o Centro da cidade. Um projeto de lei foi aprovado na câmara de vereadores em 2019, mas emendas alteraram a redação original, e estendeu rota para toda a cidade.

Desde a sanção da lei, não houve adesões de empresas à rota, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, André Bücker. A lei prevê benefícios como a isenção do pagamento do IPTU pelo prazo de 60 meses, isenção do pagamento do ITBI referente à aquisição de imóvel destinado a implantação da empresa, e o uso de um selo.

Acompanhe
nossas
redes sociais