Farmácia Solidária aguarda a aprovação do Conselho Regional

ARROIO DO MEIO

Farmácia Solidária aguarda a aprovação do Conselho Regional

Por

Farmácia Solidária aguarda a aprovação do Conselho Regional
Equipe da secretaria da Saúde acompanhou a estruturação do espaço. Medicamentos serão entregues mediante receita médica. Crédito: Divulgação
Arroio do Meio

O funcionamento da Farmácia Solidária depende da aprovação do Conselho Regional de Farmácia (CRF). O espaço destinado para distribuição gratuita de medicamentos doados pelos pacientes ou população em geral foi montado junto ao Posto de Saúde do bairro Aimoré.

O projeto é uma iniciativa do poder legislativo que aprovou a matéria criada pela vereadora Alessandra Brod (PP). Conforme o secretário da Saúde, Gustavo Kasper, uma equipe da administração já esteve no local acompanhando as mudanças na unidade do bairro. A aprovação do conselho é aguardada para o restante da semana.

Segundo ele, a criação do projeto estava no cronograma da secretaria. Sobre a escolha pela unidade do Aimoré, Kasper explica que a medida facilita a dispensação de medicamentos para outra parcela da população, distante do Centro. “Já havíamos iniciado a distribuição de antibióticos aqui. Fizemos a mudança da nossa Farmácia Municipal e sentimos a necessidade de trazer este programa para um bairro maior de Arroio do Meio”, destaca.

Conforme a farmacêutica, coordenadora do programa, Luisa Kraemer Köelzer, a Farmácia Solidária tem o objetivo de auxiliar no tratamento de saúde, por meio do acesso gratuito aos medicamentos e fórmulas lácteas, incluindo amostras grátis, provenientes de doações da comunidade e de instituições da sociedade civil. “Além disso, o programa contribui para o descarte correto dos medicamentos e correlatos, preservando o meio ambiente”, justifica.

A entrega do medicamento ocorre mediante apresentação de receita médica válida e documento de identificação pessoal. Para os usuários com receituário médico particular, é necessário apresentar também o comprovante de renda. Os medicamentos só poderão ser dispensados para maiores de 18 anos.

Doações

Diante da instalação da Farmácia Solidária, a secretaria da Saúde prepara uma campanha para estimular as doações de medicamentos estocados em casa e que não estejam sendo utilizados, ou amostras grátis, dentro do prazo de validade, que poderão ser entregues nos ESFs dos bairros, Unidade Básica de Saúde (UBS) do centro, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Subprefeituras de Palmas e Forqueta.

Logo após a organização, a lista de medicamentos disponíveis poderá ser acessada em uma aba no site do município. “É uma ferramenta de consulta. Pois muitas vezes, devido ao processo burocrático de compra, temos a ausência de medicações na Farmácia Municipal”, afirma o secretário Gustavo Kasper.

Acompanhe
nossas
redes sociais