Expulsão de vereador do PDT será decidida pela executiva estadual

ENCANTADO

Expulsão de vereador do PDT será decidida pela executiva estadual

Diretoria municipal do partido alega que Roberto Salton infringiu as normas de disciplina estabelecidas no estatuto

Por

Expulsão de vereador do PDT será decidida pela executiva estadual
Salton disse que foi penalizado por ter apoiado outro candidato a deputado estadual, e não o preferido da executiva municipal (JULIANA PISONI/DIVULGAÇÃO)
Encantado

Em nota oficial assinada pelo presidente da Comissão Executiva, Edegar Bizarro, e o presidente do Conselho de Ética, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Encantado comunicou a expulsão do vereador Roberto Salton. O argumento é de que o filiado infringiu as normas de disciplina partidária estabelecidas no estatuto.

Entre os deveres violados estão o desrespeito com o atual presidente da sigla; a não concordância às posições partidárias em votações de interesse da legenda; o fato de ter se posicionado em diversas ocasiões como entrave ao acordo firmado, via coligação, com a atual gestão municipal; a falta de lealda- de à sigla pela postura adotada no início dos trabalhos legislativos; e a não contribuição financeira para a manutenção do PDT local.

A partir de agora, Salton será notificado pela executiva municipal e terá um prazo para apresentar recurso. Depois, o processo será encaminhado à executiva estadual, que decidirá se acata ou não a exclusão da filiação. “Independente da posição em nível estadual, ele não tem mais espaço no PDT de Encantado”, antecipa Bizarro.

“Penalização que não existe”

O parlamentar repercutiu o assunto na tribuna, durante a sessão itinerante da Câmara de Vereadores realizada na segunda-feira, 29, na comunidade de Linha Argola. Após fazer um breve relato sobre sua trajetória profissional e política, com foco nas ações, projetos sociais e conquistas de emendas parlamentares para investimentos no município, Salton falou sobre a nota do partido.

Segundo ele, o verdadeiro motivo para a decisão do partido em afastá-lo não corresponde ao divulgado na nota. “É  simplesmente porque, nas últimas eleições, eu apoiei um candidato a deputado estadual que não era o preferido da executiva municipal”, afirmou o político, referindo-se à campanha que fez para Eduardo Loureiro, atual líder da Bancada do PDT na Assembleia Legislativa, e para Afonso Motta, deputado federal. A maioria dos pedetistas encantadenses trabalhou para o então candidato José Odair Scorsatto, o mais votado na cidade, com 1.205 votos.

“Recebi a todos os candidatos do meu partido, mas disse que tinha compromisso com o Loureiro, pelas ações políticas em prol do autismo, e com o Motta, pela emenda destinada à creche do Porto XV. Estou sofrendo uma penalização que não existe”, acrescentou. Conforme o vereador, integrantes da executiva estadual já têm conhecimento da situação. “O PDT local não tem competência para fazer isso”, afirmou.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais