Farmacêutico lança livro sobre conjuntura da pandemia

LANÇAMENTO

Farmacêutico lança livro sobre conjuntura da pandemia

Dr. Ramatis de Oliveira apresenta uma releitura dos fatos que se desenrolaram durante a crise do Coronavírus. Obra “Conjuntura Covid-19: Você sabe o que realmente aconteceu?” tem 213 páginas

Por

Atualizado quarta-feira,
31 de Maio de 2023 às 09:02

Farmacêutico lança livro sobre conjuntura da pandemia
Lançamento ocorreu na Casa Nostra. Crédito: Raica Franz Weiss
Lajeado

O farmacêutico e doutor em imunologia Ramatis de Oliveira lançou, na noite desta terça-feira, 30, sua primeira obra literária, o livro “Conjuntura Covid-19: Você sabe o que realmente aconteceu?”. O evento reuniu cerca de 40 pessoas na Casa Nostra, em Lajeado.

Com 213 páginas, o autor apresenta uma análise alternativa dos fatos que se desenrolaram ao longo da pandemia. De forma cronológica, Oliveira coloca sua interpretação científica dos acontecimentos, a partir de dados e da própria experiência no campo na imunologia.  “Percebi como a pandemia alterou a vida de muitas pessoas e a própria percepção de mundo delas. Isso ainda impacta hoje”, explica. Para o autor, o livro foi pensado para trazer uma outra visão e tentar fazer com que as pessoas se deem conta de que existem outras análises sobre a pandemia.

O processo de construção da obra iniciou ainda durante a crise do Coronavírus. “Comecei a levantar algumas questões, dei entrevistas e palestras sobre uma visão diferente. O livro já estava na minha cabeça. Nessas férias, decidi escrever”.

Oliveira também destaca a capa da obra, que estampa uma hidra, um monstro da mitologia grega. “Decidi colocar uma hidra porque representa uma coisa negativa. Assim como os vários dogmas que foram criados e impostos ao longo da pandemia, como o lockdown, por exemplo. Cada cabeça da hidra faz referência a uma faceta negativa”, descreve.

Oliveira também é vice-presidente do Partido Liberal (PL) de Lajeado, mas destaca que a obra não tem viés político ou partidário. “Escrevi com base em análises científicas e fiz uma releitura das ações que foram impostas e que nem percebemos”.

Natural de Piratini, no sul do Estado, o imunologista vive no município desde 2014. Professor no curso de Medicina da Univates, Oliveira tem experiência na produção de artigos científicos e publicações na área. “Nesse livro, no entanto, coloquei uma linguagem mais acessível, com menos termos técnicos, para facilitar o entendimento das pessoas”, explica.

Junto com o projeto do livro, Oliveira também criou sua própria editora. “Me sinto satisfeito com a obra, de missão cumprida. Talvez sirva para espalhar uma coisa boa”.

Confira alguns registros do evento:

 

CRÉDITOS: Raica Franz Weiss

Acompanhe
nossas
redes sociais