Voluntários criam grupo de apoio e proteção aos animais

SANTA CLARA DO SUL

Voluntários criam grupo de apoio e proteção aos animais

Representantes de associação buscam apoio da comunidade e poder público para divulgar e criar novas ações

Por

Atualizado segunda-feira,
29 de Maio de 2023 às 22:18

Voluntários criam grupo de apoio e proteção aos animais
Iniciativas do grupo são divulgadas em uma página do Instagram. Na última semana, animais foram encontrados em condomínio. Crédito: Divulgação
Santa Clara do Sul
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Com a crescente demanda por assistência aos animais de rua e adoções, uma turma de 35 voluntários criou o Gapa, Grupo de Apoio e Proteção aos Animais. O objetivo é oferecer ajuda aos cães encontrados na rua que já tenham identificação com os moradores.

Uma das voluntárias é Tailini Wickert. Segundo ela, a iniciativa surgiu há mais de um ano, no WhatsApp, quando um grupo tentou encontrar donos de cães abandonados. A partir daí, alguns foram adotados e outros seguiram na rua, mas alimentados pelos moradores.

Para fortalecer o grupo, duas iniciativas foram criadas mais recentemente, uma página de divulgação no Instagram e a manifestação pública em um encontro na câmara de vereadores. “Muitos animais precisam de assistência e há casos em que os tutores não têm condições de arcar com custos veterinários e cuidados”, destaca Tailini.

Uma das metas do grupo, é buscar apoio de profissionais que estão a mais tempo na área animal e recorrer a eles para legalizar algumas situações encontradas. Na câmara de vereadores, o grupo apresentou os desafios enfrentados devido à escassez de recursos e espaço físico.

Durante seu pronunciamento, foi destacada a necessidade de apoio da comunidade e de estabelecer parcerias para ampliar a divulgação das ações do grupo, além de suprir as necessidades básicas dos animais, como ração, cobertores e cuidados veterinários. A busca por um local físico para abrigar os animais e facilitar o processo de adoção também foi mencionada, destacando que o Gapa ainda não possui essa estrutura.

Tailini reforça que a comunidade pode fazer a diferença ao doar cobertores, roupas e outros itens que possam ajudar os animais necessitados. Interessados em contribuir devem entrar em contato com o grupo para fazer a entrega dos donativos, ou até mesmo contar com a disponibilidade dos integrantes para buscar as doações. Além disso, uma opção é deixar a ração paga na Agropet como forma de apoio.

Castração de animais

Líder do governo na Câmara, Helena Herrmann (MDB) se diz feliz com a iniciativa do grupo e elogia a importância e gesto de coragem dos voluntários pela causa animal e assegurou que o Legislativo vai auxiliar nas demandas. De acordo com a vereadora, a câmara encaminhou a aprovação de um projeto de lei do Executivo que destina R$ 30,5 mil para castração de animais. ,

O recurso é vinculado ao governo estadual por meio do Programa Melhores Amigos. Conforme Helenna, o projeto de lei seria regulamentado por meio de decreto e que o processo de licitação já havia ocorrido, com a concorrência de três empresas.

No entanto, o governo municipal realizou um novo edital de licitação, pois as três empresas participantes não seguiram as normas documentais. O projeto deve contemplar mais de 150 animais e cabe à Secretaria de Sustentabilidade coordenar as ações do programa.

Acompanhe
nossas
redes sociais