Conselho descentraliza reuniões e debate melhorias para a casa prisional

ARROIO DO MEIO

Conselho descentraliza reuniões e debate melhorias para a casa prisional

Integrantes do grupo iniciaram encontros em outras cidades da comarca para expor trabalho desenvolvido e buscar apoio às ações

Por

Atualizado quarta-feira,
03 de Maio de 2023 às 08:40

Conselho descentraliza reuniões e debate melhorias para a casa prisional
Encontros nos municípios pretende detalhar as ações da casa prisional e buscar novas parcerias. Crédito: GABRIEL SANTOS
Arroio do Meio
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Com o objetivo de melhorar as condições dos detentos e qualificar a estrutura física do Presídio Estadual de Arroio do Meio, o Conselho da Comunidade de Educação Penal (CCEP) vai descentralizar reuniões e buscar apoio dos seis municípios da comarca.

O primeiro encontro ocorreu na manhã de ontem, 2, no auditório municipal em Nova Bréscia. Essa foi a segunda reunião em 2023, onde integrantes debateram o andamento dos trabalhos na casa prisional, como a ampliação de salas e oferta de novas atividades aos detentos, que possibilitam a redução de pena. Outras reuniões devem ocorrer em Capitão e Travesseiro nos próximos meses.

O presídio possui 59 detentos divididos em alas do regime fechado, provisório e semiaberto. Conforme a presidente do grupo, a assistente social em Nova Bréscia, Márcia Garibotti Lorenzon, além de buscar apoio e parceria dos municípios que integram a comarca, o objetivo é levar ao conhecimento das cidades o trabalho que é realizado.

Uma das obras em andamento é a construção de novas salas de revista, almoxarifado, alojamento e garagem para viaturas. Os valores foram encaminhados pelo conselho prisional, que recebeu o recurso de R$ 114 mil do Judiciário. Os gestores projetam também a construção de uma guarita, e uma Unidade Básica de Saúde interna para atendimentos e consultas médicas.

Durante a reunião, integrantes do conselho apresentaram o relatório de atividades e as melhorias feitas nos últimos dez anos, como a construção de novas alas, divisões de regimes, salas de aula e oferta de cursos de graduação e estudo EJA no ensino fundamental e médio.

O presídio oferta a graduação na modalidade EAD para cinco alunos nos cursos de Administração, TI e Gestão financeira, bem como e aulas no ensino médio e fundamental com foco na alfabetização.

Trabalho do conselho

A entidade é formada por representantes dos municípios de Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Nova Bréscia, Coqueiro Baixo, Pouso Novo e integrantes do poder Judiciário e da Superintendência do Serviços Penitenciários (Susepe).

O objetivo é debater o cumprimento de atividades relacionadas à Lei de Execução Penal (LEP) regidas pelo Conselho Nacional de Justiça.
O presídio em Arroio do Meio é considerado referência no Estado pela ressocialização dos detentos. Oferece trabalho de montagem de sacolas em parceria com empresas privadas e outras atividades voluntárias como a confecção de casinhas para cães.

Acompanhe
nossas
redes sociais