Estrela inicia construção de Trilha Ecológica junto à orla

INFRAESTRUTURA

Estrela inicia construção de Trilha Ecológica junto à orla

Obra de 480 metros de extensão ligará o Parque da Lagoa à Escadaria. Um dos intuitos é criar áreas contemplativas e de convívio com a natureza

Por

Atualizado quinta-feira,
20 de Abril de 2023 às 12:34

Estrela inicia construção de Trilha Ecológica junto à orla
Projeto pretende aproximar a população do convívio com a natureza. Crédito: Divulgação
Estrela

Duas praças, mirante e trilha compõem o novo espaço que está sendo construído entre o Parque da Lagoa e a Escadaria. Agora, são suprimidas do local as espécies exóticas, como Ligustros, Uvas-japonesas, Ciprestes e as que são nocivas ao ambiente e que podem levar a um nível crítico de desequilíbrio ecológico.

“Claro, durante a execução da obra se passa a impressão de destruição de habitat. No entanto, o que vem sendo feito é justamente o contrário. A área está sendo repaginada”, explica o biólogo da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis) de Estrela, Émerson Musskopf.

Conforme o profissional, serão substituídas as exóticas por nativas, especialmente as de grande porte, por arbustos e arvoretas adequadas ao ambiente ciliar. “Como ainda estamos no início da obra, alguns têm a impressão de que não é um cenário bonito, mas ao final vão perceber o incremento da natureza que estará sendo feito”, explica.

Musskopf observa ainda que as obras demandam tempo, recursos e técnicas, que estão sendo empregadas, e que será reconfigurada para um ambiente circular ambientalmente adequado e com o potencial turístico, ligando o município ao Rio Taquari.

Um dos intuitos com o local é criar áreas contemplativas e de convívio com a natureza, que fortaleçam a conexão emocional da população de Estrela com o Rio Taquari e suas áreas ciliares, contribuindo fortemente para a reconstituição do equilíbrio biológico local e regional.

Acompanhe
nossas
redes sociais